MUSEU HISTÓRICO BARÃO DE SANTO ÂNGELO
 A Secretaria Municipal do Turismo, Cultura, Juventude, Esporte e Lazer vem realizando a limpeza, registro fotográfico, identificação, inventário e manutenção do acervo, e reestruturação do espaço dos museus municipais, com prioridade para o Museu Histórico, através de uma Equipe de profissionais na área de História, Turismo, Patrimônio, Legislação, Arquivo e Museus.
       Mas, o que é um museu? De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus -  IBRAM -,  com a Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009, que instituiu o Estatuto de Museus, “Consideram-se museus, para os efeitos desta Lei, as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.”
        E a sua importância real?  O museu é uma casa de criação onde se preserva a memória de uma cidade, de um país, de uma pessoa, enfim é o lugar de histórias interessantes que nos faz viajar no tempo. Mas, apesar de contar histórias que já aconteceram, o Museu é o lugar para pensarmos o presente e refletirmos sobre o nosso tempo.
        Você sabia que...
- a palavra MUSEU vem do grego museion que era considerado o templo das Musas? As musas eram filhas de Mnemósine (a Memória), que protegem as Artes e a História. A deusa Memória dava aos poetas e adivinhos o poder de voltar ao passado e de lembrá-los para a coletividade
- o primeiro museu do Brasil é o Museu Nacional, criado em 1818, por D. João VI?
- no Brasil existem quase 2.000 museus?
- jardins botânicos e zoológicos também são considerados museus?
(infos de museus via Casa Rui Barbosa)
 Para saber mais sobre a rica história de nossa terra e nossa gente, visite nosso Museu Histórico:
Museu Histórico Municipal Barão de Santo Ângelo

Origem: O Museu nasceu de uma Exposição de objetos usados na Revolução Farroupilha, por ocasião do centenário em setembro de 1935. Foram seus promotores o jornalista Guilherme de Paulo Barroso e Biágio Tarantino. Com o sucesso alcançado pela grande visitação, Biágio fundou com suas coleções particulares e outros objetos doados, este primeiro “museu” de Rio Pardo.

Regulamentação: Ato da Prefeitura Municipal, Nº 14 de 1º de Março de 1940, como Museu Municipal

Acervo:
-          Acervo geral de fotografias, documentação e objetos da história do município e da Revolução Farroupilha
-          Primeiro mobiliário da Câmara de Vereadores de Rio Pardo
-          Coleções especiais de porcelana de Época e Luso-Açoriana e cerâmica Indígena
-          Coleção especial de Numismática: moedas antigas nacionais e estrangeiras
-          Coleção de peças de adorno luso-açorianas em escamas de peixe
-          Pinturas em tela: “portraits” / retratos de personalidades
-          Instrumentos de cativeiro/senzala dos escravos negros
-          Mobiliário de época
-          Instrumentos Musicais
-          Bibliografia especializada na cultura de colonização luso-açoriana
-          Objetos de uso cotidiano das famílias de renome rio-pardenses

Exposição: na Sala de Exposição do Museu encontra-se apenas parte do acervo. A maior parte está realocada, temporariamente,  para inventário  e limpeza nas dependências da Secretaria.

Endereço e ponto de lazer cultural:
-          Centro Regional de Cultura Rio Pardo – Rua Andrade Neves,  679 – Sala 208 – Centro Histórico

Monitoria: a orientação educativa pode ser solicitada diretamente no local com profissional cedido em apoio da Prefeitura Municipal para o Centro Regional de Cultura Rio Pardo
       -Taxa de manutenção para o Centro de Cultura: R$2,00 por pessoa

Horário: segundas às sextas-feiras, das 08h30min às 12h; e das 13h às 17h - a partir de março.
Em feriados, finais de semana e pontos facultativos, o Centro Regional encontra-se fechado em função da pandemia e ajuste de recursos humanos.

Versão do Sistema: 3.1.3 - 03/09/2021