Foi adiada para o início de agosto a pesquisa encomendada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (CISVALE) e a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (UNISC) para mensurar o número de infectados por Covid-19 em Rio Pardo. As novas datas foram definidas para os dias 01 e 02 de agosto e serão realizados cerca de 226 testes rápidos já no primeiro final de semana.
Segundo o médico infectologista e coordenador geral da pesquisa, Marcelo Carneiro, esta mudança aconteceu pela necessidade de maior tempo para organização das logísticas de treinamento, aquisição de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) e outros materiais por parte das entidades envolvidas.
A testagem será feita por amostragem em forma de sorteio residencial prévio, realizado pela Cisvale, em zona urbana e rural e os grupos analisados serão aleatórios. Ao todo, serão quatro etapas de realização de testes, uma a cada 14 dias, sempre aos finais de semana e, ao final de todas as etapas, deverão ser aplicados cerca de mil testes rápidos em Rio Pardo.