O domingo, dia 27, foi dedicado às bandas marciais em Rio Pardo. Centenas de pessoas compareceram ao Ginásio Guerinão e puderam prestigiar lindas apresentações. Dez agremiações de sete municípios gaúchos passaram pela raia de apresentação e encantaram o público. Nos repertórios os clássicos das bandas marciais, até a música popular brasileira e os clássicos dos desenhos.
Além das apresentações, a tarde teve dois momentos especiais, o primeiro foi a entrega de um dobrado em homenagem ao Município. Os músicos militares tenente Marco Ramos e sargento Jair Solano, fizeram o dobrado “Exaltação a Rio Pardo” e presentearam as bandas rio-pardenses com a música. Agora, além de levarem o nome da Cidade Histórica, elas também podem homenagear em notas musicais.
E, em 2024, o Festival homenageou o maestro Luiz Carlos Chiappa. O músico fez parte da história de muitos jovens em Rio Pardo, passando seu conhecimento em aulas particulares e também nas bandas marciais. A viuva de Chiappa, Jaci Martins Chiappa, representou a família e recebeu as homenagens. Todas as bandas receberam o troféu Maestro Luiz Carlos Chiappa. O Festival de Bandas e Fanfarras de Rio Pardo teve o patrocínio do Banrisul e da Joalheria e Ótica Apollo.