15 AGO 2022
TRÂNSITO
PAISAGISMO/PROJETO-PILOTO
O paisagismo em áreas junto às rodovias, como os trevos de acesso às cidades, não pode prejudicar a visibilidade das placas de trânsito e nem dos condutores sobre o tráfego na pista.
Outros aspectos referem-se às condições de umidade, temperatura e correntes de ar nesses locais que, por serem espaços abertos, estão propensos às condições climáticas que variam muito no decorrer das estações do ano.
A escolha das espécies de plantas ornamentais deve ser criteriosa e recai sobre aquelas resistentes e que se adaptem melhor. E o solo deve ser trabalhado, visando dar-lhe bom teor de matéria orgânica e boa permeabilidade.
Pensando nisso, que o município de Rio Pardo tem desenvolvido, através da Secretaria de Trânsito, o Projeto FLORINDO NOSSA RIO PARDO, uma ideia que partiu dos servidores Frederico Moreira e Marquinho da Silva que juntos iniciaram uma produção própria de mudas.
A primeira fase-teste de paisagismo no Trevo principal de acesso ao Centro, da cidade, pela BR 471 já iniciou com o primeiro plantio de aproximadamente mil mudas. Esta fase envolveu a preparação das mudas, do solo e o seu plantio.
As espécie implantadas nessa fase-teste foram: Amor-Perfeito, Boca de Leão, Cravina e Gazania.
O projeto-piloto já implantou flores no trevo de acesso à Praia dos Ingazeiros. Todos os trevos, rótulas e canteiros serão beneficiados, inclusive os bairros mais distantes do Centr

Texto: Assessoria de Comunicação - Viviana S. Lopes
Fotos: Assessoria de Comunicação - Pedro Ferreira