29 JUN 2020
Terceiro óbito deixa Rio Pardo em alerta

Rio Pardo amanheceu com a notícia de mais um óbito por Coronavírus na manhã desta segunda-feira (29), o terceiro no município. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de uma idosa de 89 anos, paciente da Instituição de Longa Permanência de Idosos, onde ocorreu o surto da doença na última semana.
A idosa estava internada no Hospital Regional do Vale do Rio Pardo, e também apresentou quadro de infecção generalizada, agravado pelo Covid-19. Todos os contatos da paciente estão sendo monitorados, conforme protocolo de contingência.
Protocolos - A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Pardo informou que desde que o primeiro caso foi positivado na Clínica Geriátrica, as medidas de segurança e prevenção foram imediatamente revisadas e reforçadas. “Estamos lidando com o contágio comunitário em Rio Pardo. Não há como identificar o agente transmissor do vírus. Qualquer pessoa pode tê-lo levado, inclusive alguém contaminado e assintomático”, explicou a Secretária da pasta, Sucila Leipnitz. Até o momento dez pessoas que apresentaram sintomas foram testadas, destas, sete positivaram e três vieram a óbito. Dois pacientes ainda seguem em isolamento aguardando resultado dos exames, entre eles, uma funcionária da clínica.
A Clínica Geriátrica permanece aberta, mas sem recebimento de novos pacientes, pois os idosos precisam de acompanhamento profissional constante e monitoramento adequado. “Retirá-los do local e leva-los para suas casas seria irresponsabilidade, uma vez que isto ajudaria na proliferação do vírus na família, caso algum deles ainda esteja contaminado”, explicou a Enfermeira da Vigilância em Saúde, Ruth Rodenbusch Lemes.

Local: Prefeitura Municipal de Rio Pardo