05 ABR 2017
Celebração da Páscoa

Estamos nos aproximando da maior  e mais importante festa da cristandade, onde é celebrada a ressurreição de Cristo, ocorrida três dias após sua crucificação, de acordo com o Novo Testamento: a Páscoa.

A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

Algumas civilizações antigas, entre povos europeus, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da Antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera eram de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do final de cada inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

Já entre os judeus, a Páscoa assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1.250 a.C., onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos conforme narrado no Antigo Testamento da Bíblia. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior ao equinócio da Primavera (21 de março). Ainda hoje, os cristãos celebram a Páscoa valorizando e enfatizando a importância da ressurreição de Jesus Cristo.

Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

A celebração da Semana Santa e da Páscoa em Rio Pardo tem tradição e muitos turistas garantidos todos os anos tanto pela programação cultural como religiosa.

Neste ano, serão muitas as atrações que garantirão a satisfação da molecada e dos adultos.

A Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e o Gabinete da Primeira Dama está decorando a cidade com os símbolos pascais.

A agenda cultural inclui visitas dos coelhos da Páscoa, shows, apresentação de bandas marciais, mateadas, o Cantinho do Coelho ( na Praça da Matriz), exposição de carros antigos e motos e muito mais.

A Programação Religiosa ficou ao encargo das Paróquias, com Missas, Celebrações, a tradicional Procissão do Senhor Morto pelas ruas da cidade e a linda encenação da Paixão de Cristo.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

PROGRAMAÇÃO DA IGREJAS