23 MAI 2024
Dez bairros da área urbana foram atingidos pela enchente
A madrugada do dia 1° de maio de 2024 ficará marcada na história de Rio Pardo, quando começava a segunda maior cheia do Município. Os registros ultrapassaram as marcas da histórica enchente de 1941. Segundo levantamento da Defesa Civil Municipal, as cheias dos rios Pardo e Jacuí atingiram o interior do Município e dez bairros da área urbana.

Um dos primeiros locais em que a água do Rio Pardo subiu e os moradores precisaram ser removidos, foi na localidade da Picadinha, no distrito do Passo da Areia. Em seguida, as famílias do Mutirão do Camargo e da Várzea do Camargo foram retirados. Antes das 10 horas do dia 1° de maio, a água do Rio Pardo já passava sobre a pista da ERS-403, que ficou por quase 15 dias submersa, isolando as comunidades e permitindo o atendimento apenas por barco.

Na cidade, dez bairros foram atingidos e tiveram ruas alagadas, no total 14.564 pessoas foram atingidas diretamente pelas cheias e 3.641 edificações. Tiveram registros de cheias os bairros Boa Vista, Bom Fim, Fortaleza, Guerino, Jardim Boa Vista, Nossa Senhora do Rosário, Ramiz Galvão, São João, São Jorge, Santa Vitória e Porto Ferreira.

Números atualizados às 18 horas do dia 22 de maio

➖Rio Jacuí 9,84 metros (Ponte da 471) 14,24 (Dom Marco)
➖14.564 pessoas diretamente atingidas
➖3.641 edificações