07 AGO 2022
CIAMEEE traz a Rio Pardo capacitação inédita sobre autismo
O programa de capacitação Pandorga de São Leopoldo foi trabalhado na última sexta-feira, 5, com profissionais, educadores, pais e alunos, no Clube Taquari de Rio Pardo.
O evento inédito relacionado ao Autismo era uma das metas da direção do Centro Integrado de Atendimento Municipal e Estadual Educacional Especializado – CIAMEEE tendo em vista a importância de se trabalhar o tema com a comunidade local e regional e, assim melhorar os atendimentos tanto nas instituições quanto nas famílias.
O professor e coordenador da Formação Pandorga, instrutor Nelson Kirst, trabalhou o tema Autismo: precisamos falar sobre isso, até que toda gente entenda. Ele abordou as características comportamentais, prevalência, o tamanho social do autismo, neurotípicos e neurodiversidade, causas do autismo, Síndrome de Asperger, alterações na circuitaria do cérebro, emoções, crises e rotinas entre outros assuntos que fazem parte do universo da pessoa com autismo.
De acordo com o palestrante, autistas do mundo inteiro, que têm preservados o domínio da linguagem e a capacidade cognitiva, através dos seus livros e depoimentos, abrem janelas para dentro do seu mundo, ajudando-nos a compreendê-los melhor.
A abertura do evento contou com a presença do prefeito Rogério Monteiro, do Secretário de Educação, Telmo Berger e do vereador Fernando Blanco. A diretora do CIAMEEE, Alessandra Borba, destacou o início do Centro e sua ampliação citando a importância de um município ter um governo inclusivo que possibilitou essa ampliação desta instituição que hoje atende mais de 500 alunos.

Texto: Assessoria de Comunicação - Viviana S. Lopes
Fotos: Assessoria de Comunicação - Pedro Ferreira