27 JUL 2022
Rio Pardo - Cidade do Saber
Seminário traz novos olhares para a prática pedagógica

Há uma semana, a cidade de Rio Pardo era palco de um dos eventos de educação de maior evidência do Estado. O 28º Seminário Estadual da Língua Portuguesa e Literatura Rio-Grandense e 24º Fórum de Educação trouxe para os seus aproximadamente 500 participantes, assuntos de destaque para a prática pedagógica atual, através de renomados profissionais.

Palestras

A doutora Cristiane Furini abordou a Neurobiologia da Memória; o criador da Cidade Escola Ayni: Educação e Sustentabilidade, Thiago Berto falou sobre uma educação positiva e métodos alternativos.
O painel sobre ser professor em tempos de pandemia reuniu educadores da redes municipal e estadual. A professora de educação infantil, Michelle Lobato, a professora de anos iniciais, Vera Beatriz da Silva, o professor de Língua Portuguesa, Rui Carlos Beskon e as professoras de Língua Portuguesa, Aline Silveira Silva e Inês Severo trouxeram suas experiências e desafios do pós pandemia enfrentados em sala de aula.
Com o tema Dragões e fantasmas na sala de aula: a escrita criativa, o professor e escritor, Gustavo Melo Czekster, trouxe sua contribuição ao evento, seguido pelo escritor Emir Rossoni que abordou a Literatura Dissecada. A tradutora e professora, Janaína Azevedo Baladão, apresentou a palestra: Vozes das mulheres na literatura latino-americana e o neuropsicólogo e diretor do Instituto Neuropsi do Paraná, Fábio Eduardo da Silva, falou da Neurociência e a educação do futuro: por um ensino eficaz, transformador e sustentável por meio do desenvolvimento humano.
Os professores, Daiane Lopes e Jeferson Luis de Carvalho, falaram sobre o desafio da produção textual no ensino básico e o crítico literário e pesquisador pós-doc, Luiz Maurício Azevedo trouxe para o seminário sua abordagem quanto à estética e raça, através de apontamentos sobre a literatura negra.
O evento encerrou com a fala do rapper, educador e pesquisador, Chiquinho Divilas na palestra: RAPensando a educação.

Atrações Culturais

O Seminário estadual teve momentos de descontração e de atrações culturais que envolveram música e teatro. No primeiro dia teve a Noite Cultural com o trio Nativista formado por Cássio Fruet, Fernando Morinelli e Eduardo Machado. Na mesma oportunidade as jovens cantoras rio-pardenses, Érika Gomes e Mharia Clara Bastos abrilhantaram com suas vozes marcantes.
Na segunda noite aconteceu o monólogo As histórias rocambolescas de um mundo amazônico com Anderson Balhero da Cia de Teatro Destemperados, pelo SESC.
Avalições
Para o secretário de Educação de Rio Pardo, Telmo Berger, o retorno do XXVIII Seminário Estadual de Língua Portuguesa e Literatura Rio-Grandense e XXIV Fórum de Educação foi a retomada de um evento tradicional de Rio Pardo e movimentou a economia do município. No decorrer dos dias percorreram mais de 400 pessoas de diferentes lugares da região, onde puderam desfrutar da nossa cultura e conhecer nossa histórica. “O evento atingiu o nosso objetivo, pois proporcionou aos professores reflexão acerca de suas práticas pedagógicas. Nossa opção em trazer uma diversificada programação em relação a temática da Língua Portuguesa e literatura permitiu o fortalecimento da prática educativa e sobretudo dos aspectos de como qualificar o processo de aprendizagem dos estudantes. Aproveito para agradecer a equipe da Secretaria de Educação e aos nossos colaboradores e patrocinadores que depositaram confiança em nosso tradicional evento: IMEC, Europan, Cesurg, Banrisul, Certel, Sindicato dos Servidores Municipais, Secretaria de Obras, Secretaria de Esportes, Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria da Fazenda, Sesc, Corsan, Coparroz, Sicredi, Afubra, Banco do Brasil, Unisc, Secretaria de Trânsito, Paulo D’corações, Marquinhos, AABB Comunidade, às alunas Érika Gomes e Mharia Clara, APAE, grupo de danças Açorianas Olavo Bilac, imprensa local e regional, SP Produções, Prime Som e Luz, Gabi Mealho do coordenador regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, da secretária adjunta da Educação do Estado, Stefanie Eskererki e principalmente ao idealizador do evento, Elenor Schneider e ao prefeito Rogério Monteiro. A partir das vivências destes dias pudemos avaliar aspectos positivos e possibilidades de melhorias para o próximo ano”, avaliou.
O idealizador do Seminário, professor Elenor Schneider, se disse muito feliz pela realização exitosa de mais uma edição do Seminário de Língua Portuguesa e Literatura Rio-Grandense e Fórum de Educação. “Palestras de alto nível, temas relevantes, palestrantes muito qualificados, ótima organização da Secretaria de Educação, emocionantes atrações culturais, público quase todo interessado, que aplaudiu de pé a última atração do evento. Dias 20, 21 e 22 de julho de 2022 entraram para a história desse consolidado evento", afirmou o professor.

Texto: Assessoria de Comunicação - Viviana S. Lopes
Fotos: Assessoria de Comunicação - Pedro Ferreira