Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Rio Pardo - RS
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
ABR
28
28 ABR 2021
Revitalização da Antiga Câmara de Vereadores

Preservar com responsabilidade e dar um novo uso adequado a prédios públicos é uma forma de se valorizar ainda mais a história de uma cidade.

Por isso, em Rio Pardo, uma das mais antigas casas está sendo revitalizada pela Secretaria Municipal do Turismo, Cultura, Juventude, Esporte e Lazer para ser sua mais nova sede: a Antiga Câmara de Vereadores.

Mas, que prédio é esse? De acordo com as documentações pesquisadas até o momento, no Arquivo Histórico Municipal, a casa já estava listada no Inventário de Prédios feito em 1829 por Johann Martin Buff, engenheiro da Comarca. E listada como construção de 1809 no Inventário da Cultura do Estado.

E a sua importância real? Depois de ser ocupado pela Câmara de Vereadores, o prédio teve vários usos, de espaço museológico – Museu Zoológico Municipal –, cursos e até entidades como o SINE. Há muitos anos, em sua parte posterior foi instalado o Presídio Estadual de Rio Pardo, atualmente desativado para a realização de obras. Todos esses serviços são essenciais para as cidades, na cultura e cidadania. Além disso, a própria casa tem valor na história e memória da cidade, em sua fachada e conjunto de alterações na engenharia, tanto quanto seu “comportamento” na evolução urbana desde sua construção original.

Qual a proposta de revitalização? A nova gestão desta Secretaria pretende utilizar este espaço para fins administrativos, cumprindo objetivo de manutenção e valorização do patrimônio histórico de Rio Pardo. Assim, oportunizar maior acessibilidade ao público dos serviços prestados, e meta de tornar-se referencial em ponto de informações turísticas da cidade, dada sua localização central.

Endereço : Rua Andrade Neves, 552 – Centro

Fotos: Igor Flamel

Seta
Versão do Sistema: 3.1.0 - 07/06/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia