30 MAR 2021
VISITANDO RIO PARDO | RUA DA LADEIRA

E você, conhece a história e memórias das ruas de sua cidade?

Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre a Rua da Ladeira, Patrimônio Histórico Nacional.

Em suas pedras irregulares pulsa a veia colonial portuguesa. Seu entorno de casarios assobradados, com suas eiras e beiras, conta a história em relevo dessa terra fortificada.

Rua de calçamento original de 1813 - segundo os documentos pesquisados até o momento - talvez encontre similar apenas em sua meia-irmã, a “Calle de los Suspiros”, na Colônia de Sacramento, no atual Uruguai. Dada a raridade e para a conservação desse patrimônio, após intensa mobilização local e da mídia impressa regional, esse ponto turístico foi inscrito no Livro Tombo em 16 de março de 1955 pelo IPHAN– Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em caráter “ex-officio”.

O alto investimento de sua engenharia revela a importância no acesso e circulação de mercadorias da Rio Pardo no século 19. Suas pedras foram possivelmente trazidas da localidade “Rincão del Rey”, ou até mesmo do rio Jacuí. A mão de obra escrava negra era comumente utiliziada para a maioria das grandes construções de época na cidade, mas também não há consenso documental se houve o uso de mão de obra paga. Assim foi assentada a atual Rua Júlio de Castilhos.

Mas a memória rio-pardense a identifica por seu mais conhecido nome, “Rua da Ladeira”, e como a primeira calçada do Rio Grande do Sul.

Endereço: Centro Histórico de Rio Pardo

Fotos: Igor Flamel - Imprensa da Prefeitura Municipal