30 JUN 2020
Rio Pardo realizará testes rápidos para detectar Coronavírus

Para mensurar a soroprevalência de SARS-CoV-2 (vírus causador da Covid-19), será executada uma pesquisa através de testes rápidos nos municípios da região do Vale do Rio Pardo, mediante um acordo de cooperação entre o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (CISVALE) e a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (UNISC). O objetivo é manter o trabalho de combate ao novo coronavírus, com dados que direcionem o caminho a ser seguido pelos gestores de saúde para diminuir os danos à população da região.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Pardo, a pesquisa encomendada pelo Cisvale terá a primeira fase nos dias 18 e 19 de julho, realizada por amostragem em forma de sorteio residencial, em zona urbana e rural. Ao todo, serão quatro etapas de realização de testes, uma a cada 14 dias, sempre aos finais de semana. Ao final de todas as etapas deverão ser aplicados cerca de mil testes rápidos – coletados a partir de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo da pessoa testada. No município, 13 profissionais de saúde irão realizar a aplicação dos testes rápidos, sendo supervisionados pelo núcleo de estudo do programa e coordenados pela Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Raquel Steyer, que coordena o Núcleo Municipal de Educação e Saúde Coletiva (NUMESC).

Todos os profissionais envolvidos serão treinados antes de irem a campo. O médico infectologista Marcelo Carneiro será o coordenador geral da pesquisa. “Vamos trabalhar para que tudo funcione e saia da melhor forma possível, diante do desafio de realizar todos os exames ao mesmo tempo em várias cidades”, comentou Carneiro. Segundo ele, a forma de análise a ser realizada entrega um diagnóstico fiel ao que o campo de pesquisa apresenta.

Ao final de cada etapa serão divulgados relatórios parciais e um relatório completo ao final do estudo. A previsão é de que a última fase ocorra nos dias 29 e 30 de agosto.

Local: Prefeitura Municipal de Rio Pardo
Das 08:00hs às 11:30hs - 13:00h às 17:00h