26 JUN 2020
Rio Pardo tem seu primeiro óbito por Coronavírus

A Prefeitura de Rio Pardo, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou oficialmente na manhã desta sexta-feira (26), que na noite de quinta-feira ocorreu o primeiro óbito por Coronavírus na cidade. Trata-se de uma senhora, de 93 anos, original de Pantano Grande, mas que residia em uma Clínica Geriátrica no município. A paciente veio a falecer no Hospital Regional do Vale do Rio Pardo e já apresentava um quadro frágil de saúde com uma broncopneumonia, agravada pelo Covid-19.
A Secretária de Saúde, Sucila Leipnitz, pede cautela para a comunidade, pois este prognóstico de crescimento da doença já estava sendo esperado. “É uma notícia triste para todos nós, mas foi necessário aguardar a documentação oficial da médica que atestou a causa morte. Infelizmente passamos por uma situação muito séria no início da semana, onde ocorreu o boato de uma falsa morte ocorrida em Rio Pardo decorrente de Coronavírus. Não podemos ser irresponsáveis com estas informações e também respeitar a família neste momento”, informou a secretária. Segundo ela, a Clínica em que a idosa residia já está abastecida com todas as orientações necessárias e possui Plano de Contingência para lidar com a situação no local.
A prefeita Rosane Rocha manifestou-se solidária a todos os casos positivados no município e sua consternação pelo óbito da noite de ontem. “É importante que todos mantenham a calma e levem a sério as medidas de proteção contra o vírus. Mais do que fiscalização, precisamos de conscientização e dar o exemplo a partir de nós mesmos”, declarou. Sobre o fechamento do comércio, Rosane declarou que a medida será acolhida a partir das orientações do Estado com a mudança de bandeira que acontece neste sábado (27).
Ações de prevenção para a doença estão sendo realizadas no município pelo Comitê contra o Covid-19. Durante todo o final de semana e acontecerão ações 24h por dia, com atividades surpresa no perímetro urbano e também no interior. São equipes formadas por representantes da Brigada Militar, Agentes de Trânsito, Fiscais da Prefeitura e Vigilância Sanitária.

Local: Prefeitura Municipal de Rio Pardo
Das 08:00hs às 11:30hs - 13:00h às 17:00h