29 AGO 2017
Escola Municipal Olavo Bilac promove atividade que reforça a identidade rural

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac situa-se na zona rural de Rio Pardo, a aproximadamente 13 km da sede, no distrito do Passo da Areia. Tem 253 alunos matriculados desde a Pré escola A até o nono ano, totalizando 12 turmas dividas em dois turnos de funcionamento( matutino e vespertino).

A equipe diretiva é formada por Marta Eliane da Silveira Silveira que atua como diretora e Susana Soares Forrati como vice diretora. Possui Serviço de Orientação Educacional, duas profissionais especializadas que atendem na Sala de Recursos, duas monitoras, quinze docentes em sala de aula e três servente/merendeiras.

Os pais tem uma representação ativa através do CPM, os alunos elegem sua representação numa diretoria do Grêmio estudantil; ambos recebem o apoio do Conselho Escolar.

Horta EMEF Olavo Bilac. Rio Pardo/RS

Durante este ano letivo a instituição tem norteado seu trabalho a partir do Projeto Aluno Cidadão, que visa proporcionar oportunidades de aprendizado no qual o aluno possa protagonizar o seu papel de cidadão visando a transformação de sua comunidade;  leva em consideração o conceito de que o homem rural é aquele que vive e  desenvolve suas atividades em uma propriedade rural, promovendo a diversificação e a subsistência da família com base numa proposta de agricultura familiar , e que é necessária a valorização das vivências, usos e costumes locais, para que os alunos sintam-se motivados a permanecer na Zona Rural, ou pelo menos, qualificar o uso do espaço que dispõe a partir do cultivo da terra.

Sob a premissa do “Aluno Cidadão” tem-se buscado promover atividades que reforce a identidade rural e a cidadania. Uma dessas atividades é o trabalho de construção e manutenção da Horta Escolar e pomar.

Horta EMEF Olavo Bilac. Rio Pardo/RS

O espaço escolhido para a Horta estava abandonado pois não é plano; possuía muito inço e constantemente era usado para acumulo de descarte. Com o apoio do  CPM e da comunidade escolar, o espaço foi cercado e gradativamente foi sendo limpo pelo zelador com auxilio do Grupo Ambiental formado por alunos. A terra foi preparada e os canteiros foram organizados usando garrafas pet a fim de dar um destino alternativo aos objetos que iriam para o lixo.

Na construção dos canteiros também foram usados taquaras e pneus já que havia espaços que não comportavam canteiros tradicionais, tais como a parte superior da cisterna e um espaço cujo solo era muito argiloso e precisou receber uma grande quantidade de terra fértil acima do chão.

No espaço onde o desnível é mais acentuado foram plantadas árvores frutíferas. Cada turma dos anos iniciais apadrinhou uma árvore no plantio. Nesse mesmo espaço também foi semeado feijão.

Sobre a cisterna foram plantados dentro de pneus, temperos verdes e morangos.

As taquaras foram usadas como base alta para suportar a terra do plantio das alfaces. Essas bases foram montadas no formato do nome da escola.

Há ainda um espaço próximo á fossa que será ocupado com um relógio de chás feito com pneus. Esse relógio está em processo de preparação.

Horta EMEF Olavo Bilac. Rio Pardo/RS

O fato de possuirmos uma horta no espaço escolar, além de complementar a merenda nos auxiliou na tarefa de demonstrar aos alunos a importância de nos alimentarmos saudavelmente, de fazermos bom uso dos espaços que dispomos a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas que usufruem desse local. Além de servir de base para novos aprendizados no que tange ao plantio, germinação, manejo e colheita de diferentes plantas.

A escola procura proporcionar oportunidades de aprendizado no qual o aluno possa protagonizar o seu papel de cidadão visando a transformação de sua comunidade.

.