29/08/2017
Votação da Consulta Popular 2017 será nos dias 01, 02,03 de agosto

Na manhã de hoje, 25 de julho, reuniram-se na Secretaria Municipal do Planejamento, Indústria e Comércio, para a terceira reunião ordinária do ano, os integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento, para tratar como será o processo de votação da Consulta Popular 2017, que ocorrerá nos dias 01,02 e 03 de agosto.

Reunião COREDE. Rio Pardo/ RS

O encontro foi convocado pelo Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Secretário Municipal do Planejamento, Indústria e Comércio, Diego Dressler e contou com a participação da representante do COREDE-Vale do Rio Pardo, Diana Anton e demais conselheiros.

Na oportunidade a representante do COREDE-Vale do Rio Pardo, Diana Anton, explicou como será realizado o sistema de votação sendo três modalidades de votação on-line, mensagem de texto (sms) e off-line (através de dispositivos móveis e tablets) além de, salientar quanto a obrigatoriedade de os votantes informarem o título eleitoral, para validar seu voto.

Diana destacou que o município deverá obter 1.522 votos para entrar na disputa pelos recursos disponibilizados à região.

Ficou agendada nova reunião, para o dia 27 de julho, 9h, na Secretaria Municipal do Planejamento, Indústria e Comércio e contará também, com a participação de representantes de entidades do município, para discutir ações para o sistema de votação em Rio Pardo.

O próximo passo será a votação da Consulta Popular, onde a comunidade poderá escolher as demandas, já definidas pelo Governo do Estado, através do Plano Estratégico de Desenvolvimento da sua região.

Votação:

Neste ano, a votação ganhou um novo formato, com duração de três dias e sem cédulas de papel. Será realizada nos dias 01, 02 e 03 de agosto em todo o Estado, por meio de voto secreto.

Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul. Os eleitores poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação.

Na votação on-line e nos pontos de votação é necessário o número do seu título de eleitor.

Como votar?

– Pelo site da Consulta Popular: www.consultapopular.rs.gov.br

– Presencialmente, por um aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes

– via SMS para o número 29000, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10)

O que é a Consulta Popular?

Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da população no orçamento estadual. As regiões elegem suas demandas em audiências públicas e assembleias municipais, elegendo as prioridades da população de cada região. O governo do Estado está destinando R$ 50 milhões para a Consulta Popular, no Orçamento de 2017.