22 SET 2017
TRABALHO, CIDADANIA E ASSISTÊNCIA
Qualifica Rio Pardo

Diante de um cenário de corte vertiginoso nos benefícios e programas sociais, que afeta diretamente a vida da população que vive hoje na extrema pobreza, uma população que não consegue se desvincular da transferência de renda do Programa Bolsa Família, ou por questões culturais impostas por um sistema que segrega pela condição social, não consegue uma qualificação profissional que de conta de uma transformação em sua história de vida.

Muitos beneficiários do Programa Bolsa Família, principalmente os responsáveis pelo grupo familiar, tem um nível de escolaridade muito abaixo do que o mercado de trabalho exige, lhes colocando em situação de desigualdade, o que acarreta em um ciclo constante de repetições de trabalho insalubres, precários e mal remunerados.

Diante desta contextualização, e especificamente no nosso município, onde boa parte dos nossos beneficiários do Programa Bolsa Família trabalham em serviços precarizados, na entressafra das industrias do tabaco, temos diante do Projeto Qualifica Rio Pardo, uma possibilidade de romper com uma situação que parece irremediável, de difícil solução, mas precisa de engajamento do ente público, principalmente ação, comprometimento e planejamento, e é exatamente nisso que a SMTCAS e o Governo Rafael Barros está trabalhando.

Cursos de capacitação

Os cursos serão ofertados e executados no CRAS Central e no CRAS do Jardim Boa Vista, serão ministrados 3 vezes por semana. O material didático, insumos e os cursos serão gratuitos.

Nesta primeira etapa os cursos ofertados são:

1 – Técnicas Básicas de Secretariado, com carga horária de 30 horas, no máximo 30 alunos.

2 – Técnicas Básicas de preparo de Pães, Bolos e Cucas, com carga horária de 21 horas, no máximo 20 alunos.

3 – Informática Fundamental Compacto, com carga horária de 30 horas, no máximo 20 alunos.

4 – Customização de Roupas, com carga horária de 21 horas, no máximo 20 alunos.

5 – Excelência no Atendimento de Garçom, com carga horária de 30 horas, no máximo 25 alunos.

Pré-requisitos:

• A partir de 16 anos
  • Ser beneficiária do Bolsa Família

Benefícios:

Após o curso de qualificação, o currículo será incluído no cadastro de vagas na Agência do Trabalhador-SINE.

Realização dos cursos em paralelo com a continuidade dos beneficiários nos serviços já ofertados pelos CRAS (Oficinas; SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; PAIF – Proteção e Atendimento Integral à Família).

Local da Inscrição:

SMTCAS