28 NOV 2017
TRABALHO, CIDADANIA E ASSISTÊNCIA
NOVAS DEPENDÊNCIAS DO CRAS CENTRAL VISAM MELHORIA NO ATENDIMENTO

Foram inauguradas hoje, 27 de novembro as novas dependências do CRAS CENTRAL, localizado na rua General.Godolfim, nº241.

Compareceram na solenidade de inauguração das novas dependências, o  Prefeito Rafael Barros, acompanhado dos secretários da Juventude, Esporte e Lazer representado por seu adjunto Conrado, Secretário da Fazenda Mauro Ribamar, Secretária da Educação, Michelle Zawadski,Secretário de Obras e Saneamento, Joel Lisboa, e o Presidente da Câmara de Vereadores Nilo Lopes representando os demais vereadores.

As Assistentes Sociais Rute Pedroso, coordenadora do CRAS Jardim Boa Vista, Patrícia Carvalho, coordenadora de Gestão, Izula Frey coordenadora do novo CRAS CENTRAL e sua equipe também marcaram presença no evento, bem como a imprensa local representada por Tadeu Rodrigues, Rádio Rio Pardo AM 790, parceira em todos os eventos realizados pela nossa Secretaria do Trabalho Cidadania e Assistência Social.

O novo CRAS Central segundo a Secretária do Trabalho, Cidadania e Assistência Social Jane Franco, era uma necessidade pois, o antigo CRAS da Ponte, não disponibilizava espaços amplos para serem desenvolvidas as oficinas, atendimentos em grupo de serviços de fortalecimento de Vinculo às famílias, atividades com os nossos idosos, crianças e adolescentes articulado com o PAIF, além de, apresentar uma distância para os demais Bairros.

O novo local, ainda segundo a Secretária, dispõe de sala para reuniões, ensaios da Banda, Corpo coreográfico, aulas de dança, ministradas pelo professor Vinícius, em parceria com a Secretaria da Juventude Esporte e Lazer. Ressalta ainda que, o espaço hoje ocupado pelo CRAS CENTRAL obedece rigorosamente as normativas estabelecidas pelo SUAS, e principalmente  dispõe espaços amplos, salas climatizadas,  com luminárias próprias e salas para reuniões.

O Prefeito Rafael Reis Barros dispõe ser de suma importância a decisão da Secretária Jane Franco, ao decidir trazer o CRAS da Ponte para um local mais acessível aos demais bairros, com espaços amplos e aconchegantes. Esta decisão foi de pronto atendida, pois, reconhece a necessidade da população ter um espaço para qualificação profissional. Segundo o Prefeito, as atividades realizadas pelo CRAS, como curso de secretariado e garçom, ministrados pelo SENAC, através do Projeto Municipal Qualifica Rio Pardo, geram inclusão no mercado de trabalho, trazendo qualidade de vida aos cidadãos. Ressalta também que, a melhoria das novas instalações do local proporciona um atendimento de qualidade, situação que não ocorria com o antigo local e, tudo isso praticamente pelo mesmo valor, e neste Governo, Rafael barros e Rosane Rocha cobramos dos nossos secretários, funcionários e equipes em geral, um bom atendimento a nossa população, e a todos aqueles nos procurarem enquanto Poder Público.

No CRAS são atendidos Famílias e indivíduos em situação grave de desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

O CRAS funciona como porta de entrada dos serviços para os usuários da rede de proteção social do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e é quem promove e encaminha a atenção primária em assistência social dos munícipes em sua área de localização.

O CRAS CENTRAL contempla no seu território de abrangência os bairros: Nossa Senhora do Rosário, Vila Esperança, Higino Leitão, Vila da Cooperativa, Ponte, Parque São Jorge, Fortaleza, Praia, Vila Conceição, Vila do Hospital, Centro, Auxiliadora, Guerino Begnis.