05/02/2018
“DEIXE A CAMISINHA ENTRAR NA FESTA!” uma campanha da Secretaria de Saúde de Rio Pardo

O Bloco da Saúde vai para a Avenida Gogóia neste Carnaval!

A Secretaria da Saúde do Município tem o Bloco da Saúde, que vai desfilar enfatizando a prevenção e estará trabalhando durante o Carnaval, realizado pela Prefeitura Municipal com patrocínio da CORSAN, para conscientização na prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Durante a noites da folia o Bloco distribuirá preservativos masculinos e femininos animando o Carnaval incentivando a promoção da saúde.

Os dados que levaram o Secretário de Saúde Augusto Pellegrini a desenvolver esta ação são os seguintes:

Conforme foram divulgados os dados epidemiológicos no Brasil e principalmente na região sul em 2017 ocorreu uma média de 25 novos casos de HIV em cada 100.000 habitantes, a cada 4.000 habitantes 1 vive com HIV.

Na cidade de Rio Pardo em 2017, foram 28 novos casos para 39.000 habitantes, ou seja, no município a cada 1392 habitantes 1 vive com HIV.

Outro fator preocupante é a epidemia de Sífilis no Brasil, pois, segundo o Ministério da Saúde no ano de 2010 foram notificados 1249 casos de Sífilis, já em 2015 o número subiu para 65.878 novos casos (5.000% a mais de pessoas infectadas)

Conforme dados do município de Rio Pardo em 2017, somente em testagens rápidas no Posto Central, foram realizados 588 testes rápidos para Sífilis, sendo detectados 30 casos de Sífilis. Portanto, no ano de 2017, 6% da população testada está infectada.

Lembrando que após o Carnaval, se teve algum contato de risco, procure o Posto de Saúde Central ou ESF mais próximo, para testagem rápida de Sífilis e HIV. A testagem é sigilosa e gratuita. Afinal, saúde é para toda a vida e a prevenção continua o ano inteiro.

Não fique na dúvida, fique sabendo. Faça a testagem rápida. #fiquesabendo