A tradição das bandas marciais faz parte da história de Rio Pardo e segue viva, mudando a infância e adolescência de centenas de jovens. Atualmente a cidade tem três bandas em atividade, todas de escolas, são as bandas Rio Pardo, Biágio Soares Tarantino e Fortaleza. Estas agremiações levam o nome da Cidade Histórica aos quatro cantos do Rio Grande e fazem história. Quem não lembra da época de Granadeiros e Dragões, que marcaram vidas e levaram Rio Pardo por todo o Brasil.
Visando valorizar ainda mais a cidade e também as bandas, os músicos militares rio-pardenses tenente Marco Ramos e sargento Jair Solano, compuseram um dobrado em homenagem a Rio Pardo. O dobrado militar é uma marcha feita com a finalidade de acompanhar deslocamentos de tropas em desfile.
O dobrado “Exaltação a Rio Pardo” homenageia os 215 anos de Rio Pardo e visa, além de homenagear, divulgar a Cidade Histórica. “Bairrista como sou, eu carrego Rio Pardo por onde vou, sempre levo um folheto e falo sobre o nosso Município. Fizemos esta música para entregar às bandas que estão em atividade na cidade atualmente, para que eles usem e homenageiem a Cidade Histórica”, explica Ramos, que já integrou bandas marciais da Brigada Militar e do Exército, além da banda de concerto e das bandas Fortaleza e Dragões.
As três bandas receberão a música no domingo, dia 27, durante o Festival de Bandas e Fanfarras de Rio Pardo. Outras oito cidades estarão representadas no evento também, que começa às 13h30, no Ginásio Guerino Begnis. A entrada é gratuita. O Festival de Bandas e Fanfarras tem o patrocínio do Banrisul e da Joalheria e Ótica Apollo.
Homenagem ao Maestro Chiappa
Quando falamos que as bandas marcam a infância e adolescência de muitos rio-pardenses, há nomes que ficam marcados e constroem caráter, ensinando a música ao lado da disciplina, compromisso e comprometimento. É o caso do maestro Luiz Carlos Chiappa, que chegou a Rio Pardo com a Banda 2 de Ouro, do 2º Batalhão da Brigada Militar, ainda na década de 70.
Já nos anos 90, o músico foi maestro da Banda Marcial dos Dragões, do Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves. Onde conquistou títulos estaduais e sul-americanos. Nos anos 2000 trabalho junto a Banda Marcial Fortaleza. Chiappa também era conhecido pelas aulas particulares de violão e teclado.
Maestro Chiappa dá nome ao troféu deste ano do Festival de Bandas e Fanfarras de Rio Pardo.