14 DEZ 2022
MOMENTO HISTÓRICO PARA A SAÚDE DE RIO PARDO
Importante ato na manhã desta terça-feira, 13, marcou uma nova fase na saúde hospitalar em Rio Pardo e região objetivado pela busca por parte do Município, Irmandade de Caridade do Senhor Bom Jesus dos Passos, Estado, Ministério Público e Procuradoria Geral do Estado para melhorar a saúde do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo.
Durante a solenidade foi assinado o Termo de Cessão de Uso dos Bens Móveis e Imóveis do Complexo do HRVRP para o Estado do Rio Grande do Sul, passando a ser responsável pela gestão, com interveniência do Ministério Público do Estado, pelos próximos 20 anos.
A próxima ação será o lançamento do edital para a licitação da empresa gestora que deverá assumir o HRVRP cuja a intervenção judicial se encerrará em fevereiro de 2023.
A Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, voltou a dizer em seu pronunciamento que a decisão do Município, Irmandade e Estado avalizada pelo Ministério Público e PGE foi uma decisão acertada pela forma, harmônica e preocupada com a população usuária do hospital, com que foi conduzida. "Todo o processo está sendo inédito no Estado e seus termos servirão de referência nos demais contratos que o Estado vier a firmar com os demais hospitais", comentou.
O Termo foi assinado pelos cedentes o Prefeito de Rio Pardo, Rogério Monteiro, o Provedor da Irmandade, Waldemar Lopes de Moraes e o Procurador do Município, Vilton Fraga da Silva, pela cessionária Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, pelo órgão interveniente, Promotores de Justiça, Christine Mendes Ribeiro Grehs da Comarca de Rio Pardo e Promotor e Coordenador Geral do Gaeco, João Afonso Beltrame da Gaeco, também assinaram o Procurador do Estado, Lourenço Orlandini e a Secretária de Saúde de Rio Pardo, Francele Frantz Dias de Oliveira.
Autor: Viviana Lopes