05 ABR 2022
ESTADO É O GESTOR DO HOSPITAL REGIONAL DO VALE DO RIO PARDO DE FORMA DEFINITIVA
ESTADO É O GESTOR DO HOSPITAL REGIONAL DO VALE DO RIO PARDO DE FORMA DEFINITIVA

No dia 23 de março, após um ano de reuniões e preocupação com o Hospital Regional do Vale do Rio Pardo, o Prefeito Edivilson Brum recebeu a Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, a Promotora de Justiça Dra. Christine Mendes Ribeiro Grehs, o Coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), João Beltrame, a agente setorial da Procuradoria-Geral do Estado procuradora Aline Paulitsch, diretor da Irmandade de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, Waldemar Moraes e entre outras autoridades, para o ato de transmissão do HRVRP para o Governo do Estado.
Dessa vez é de forma definitiva que a instituição de saúde será gerida pelo Estado. Será realizado um inventário do imóvel, atualizar os bens que fazem parte, após averbar esse instrumento jurídico no registro de imóveis e depois de formalizado, haverá um chamamento público para uma nova empresa gerir.
A Promotora de Rio Pardo, Dra. Christine Mendes Ribeiro, foi incansável na busca por resposta para a comunidade e tratou o momento desta terça-feira, 23, como épico: “nosso hospital é histórico, ficamos eufóricos com a vinda do regional e tudo que significaria para a comunidade. Foi uma falta de escrúpulos tudo que aconteceu há quase dois anos nas mãos de pessoas pouco confiáveis. Agora sim, voltaremos a respirar aliviados, graças ao Ministério Público, Poder Judiciário que interviram a tempo e hoje iniciamos uma nova fase.”
Para a Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, há garantias de novos investimentos para o hospital de Rio Pardo: “agora estamos de forma definitiva assumindo o que é da comunidade, tão logo boas mudanças irão acontecer. Há 2 anos trabalhamos de forma provisória desde a intervenção, o que se tornava mais difícil. Temos o compromisso com a comunidade local e regional.”
O Prefeito Edivilson Brum, aliviado, agradeceu o empenho da Promotora Dra. Christine e atenção da Secretária Arita: “eu sabia que este dia chegaria, por isso não descansei desde que assumi como prefeito. Rio Pardo precisava de uma resposta efetiva e aqui está, o Hospital segue aberto, passará por grandes reformas e agora, de forma definitiva, está com o Estado. Obrigado aos que nunca mediram esforços. Não poderíamos mais correr o risco de Rio Pardo passar pelo que passou, estamos blindados agora, junto do Ministério Público, Judiciário e Governo do Estado para de forma honesta gerirem nosso hospital de hoje em diante”.
Desde 15 de junho de 2020, o Hospital está sob gestão do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS).
Após todos os trâmites legais, haverá um chamamento público para uma nova empresa fazer o gerenciamento da casa de saúde.