10 DEZ 2020
Rio Pardo participa do 7º Congresso Brasileiro de Saúde Mental

O psicólogo rio-pardense Jéferson Diogo de Oliveira Santos participa do 7º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, que ocorre nos dias 09, 10 e 11 de dezembro. Previsto inicialmente para acontecer de forma presencial em Pernambuco, o evento será realizado online, por conta da pandemia.

Entre palestras e cursos, no dia 10, Jéferson participará da sessão de rodas de conversa, onde apresentará o trabalho intitulado “Arte e Saúde Mental: (novas) tecnologias”, elaborado em conjunto com a Coordenação dos Agentes de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Rio Pardo. O objetivo do trabalho é proporcionar o bem estar mental entre o psicólogo através do elo de ligação entre a assistência em saúde e seus adoecimentos. O trabalho surgiu do projeto realizado em Rio Pardo em 2019, que oportunizou a formação de grupos terapêticos com 54 Agentes de Saúde. Através da arte, em suas muitas formas (pintura, modelagem, colagem, etc.), buscou-se a promoção e prevenção da saúde mental destas trabalhadoras de saúde.

Com grandes resultados nos seis meses de realização, o projeto também foi selecionado para participar da Exposição sobre Arte e Saúde Mental, do Ministério da Saúde. A apresentação da experiência em um evento de grande porte marca a importância de se pensar – e fazer - novas formas de atuação em saúde mental no município, para além do tratamento exclusivamente com medicações.

7º Congresso Brasileiro de Saúde Mental

O 7º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental – ABRASME foi previsto inicialmente para os dias 28 a 31 de julho de 2020 na UFPE. Porém, diante do estado de pandemia provocado pelo COVID-19 e seus desdobramentos na saúde pública e economia brasileira, o 7° Congresso Brasileiro de Saúde Mental se dará de forma online, nos dias 09, 10 e 11 de dezembro de 2020. O tema escolhido para o congresso foi: DESORGANIZANDO POSSO ME ORGANIZAR: LUTAS, AFETOS E RESISTÊNCIAS ANTIMANICOMIAIS.

O evento irá debater as experiências de resistências dos saberes e práticas do cotidiano dos territórios no contexto da crise da Democracia e da Reforma Psiquiátrica brasileira e latino-americana. Nessa sétima edição do congresso da ABRASME, escolheu a força do movimento cultural do mangue, o Manguebeat, originado no Recife, para seguir construindo a identidade política e cultural.

No momento atual que se vive, o movimento cultural do manguebeat, inspira a repensar estratégias antimanicomiais, antiproibicionistas e de defesa da democracia. Do caos na política à lama da miséria, o mangue surge como metáfora, na vida complexa que nasce em suas entranhas, onde a loucura e o uso de drogas são formas de vida em toda a sua expressão. No caos aparente emergem movimentos de sobrevivência singulares, decifráveis apenas a partir dos que estão imersos nesse cenário e atentos o suficiente para vivê-los e percebê-los.

O 7º Congresso Brasileiro de Saúde Mental já é um importante espaço de reflexão, aquecimento da Rede intersetorial de Saúde Mental e construção de agendas de solidariedade, lutas e afetos, e por isso, convidamos vocês para estar conosco.

Local: Prefeitura de Rio Pardo