27 NOV 2020
Ações preventivas voltam a fazer parte da rotina na cidade

Diante da volta do aumento nos índices de infectados por coronavírus em Rio Pardo nos últimos dias, o Comitê de Combate ao COVID-19 reforça as ações preventivas pela cidade. Ao longo desta quinta-feira (26), equipes da Prefeitura Municipal formadas por profissionais da Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social e Fiscalização, estarão realizando esclarecimento acerca do contágio da doença, solicitando o uso correto de máscara e verificando a temperatura através de termômetros digitais infravermelhos. As equipes com coletes da Defesa Civil estarão circulando no centro da cidade onde há uma maior circulação e, consequentemente, aglomeração de pessoas, orientando a comunidade sobre prevenção.

O Comitê Operativo de Emergência (COE) tem realizado reuniões todas as segundas-feiras, desde o início da pandemia, para fazer o balanço do contágio na cidade. O tema recorrente é a grande circulação de pessoas no centro, em virtude a pagamentos em agências bancárias, culminando com o tempo bom, o que acarreta na alta movimentação nos balneários. Segundo a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, o que preocupa é a contaminação em massa, devido à necessidade de vagas nos hospitais e equipes de atendimento. Outra questão levantada foi o crescente número de pessoas procurando o atendimento para testagem. É importante salientar que os testes só são realizados dentro dos protocolos definidos pelo Governo do Estado e precisam obedecer critérios, como o período de duas semanas a partir do contato com o alguém positivado para sua realização. Caso estes cuidados não sejam tomados, é grande a possibilidade de haver resultados incertos.

As equipes de todas as frentes municipais permanecerão com os trabalhos de fiscalização e informação seguindo orientações do Estado e da AMVARP no combate ao Coronavírus. Segundo a prefeita Rosane Rocha, o município passou por um momento em que os casos ativos quase zeraram e isto deu a falsa sensação na comunidade de que o Covid-19 havia ficado para trás. “Infelizmente estamos vivendo um novo ciclo de contágio crescente. Vírus nunca foi embora e novamente pedimos para que a comunidade seja parceira não só na prevenção, mas na fiscalização dentro de seu círculo de amizades e na sua família”, declarou.

O aumento de casos não é uma particularidade de Rio Pardo. Esta crescente nos índices vem acontecendo em toda região. No final desta quarta-feira (25), foram confirmados 75 novos casos de Covid-19 entre moradores de Santa Cruz do Sul, o maior índice já registrado em um dia no município, desde o início da pandemia. Em Rio Pardo, na mesma data, 55 casos ativos foram contabilizados. Este número aproxima-se do pico alcançado em julho, com quase 60 ativos de Covid-19 na cidade.

Segundo a prefeita Rosane, não há como baixar a guarda, uma vez que os indicadores da região do Vale do Rio Pardo apresentam alto risco de avanço da Covid-19 e as ações preventivas visam frear a proliferação do vírus. “O comércio sempre foi muito parceiro e nosso aliado desde o início deste processo e nosso objetivo é preservar esta classe tão importante para o município. E, para isto, pedimos a colaboração de toda a comunidade com o cuidado no uso de máscara, álcool em gel e evitar as aglomerações”, finalizou a Prefeita.

Local: Prefeitura de Rio Pardo