28 JUL 2020
Município flexibiliza atendimento no comércio

O Comitê Operativo de Emergência (COE) de Rio Pardo reuniu-se na manhã desta segunda-feira (27) para tratar as questões que envolvem a classificação do município no critério de Distanciamento Controlado, conforme o mapa preliminar da 12ª rodada, divulgado na sexta-feira. Estiveram presente durante o encontro a prefeita Rosane Rocha, as equipes de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Trânsito e Serviços Essenciais, Fiscalização Municipal e Secretaria Municipal de Administração.
A definição, anunciada pelo Governo Estadual no final da tarde de hoje, rebaixou a classificação da Região do Vale do Rio Pardo (R28) para laranja. Mais uma vez, o governo do Estado aceitou o recurso encaminhado pelos municípios e manteve as restrições do nível médio de risco, apesar de os dados considerados no modelo indicarem risco alto. O mapa definitivo traz oito regiões do Estado na bandeira vermelha e as demais, incluindo todas da macrorregião dos Vales, na cor laranja.
Flexibilização - Com base nas tratativas acordadas pela manhã com a aprovação da equipe do COE, a administração municipal passa a adotar as condutas da R28. A partir da reclassificação, a Prefeitura seguirá os protocolos de Bandeira Laranja já a partir desta terça-feira (28), atendendo também ao anseio do comércio local.
Mesmo com estas medidas, é importante salientar que os indicadores da região apresentam alto risco de avanço da Covid-19, onde poder público, comércio e comunidade em geral precisam unir-se para intensificar ações de vigilância e de fiscalização para coibir a proliferação do vírus. Entre elas a dispersão de aglomerações, exigir o uso correto de máscara e orientar para a higienização constante das mãos. A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (AMVARP) alertou sobre a necessidade de ações mais enérgicas, austeras e padronizadas em todos os municípios da região. O município de Rio Pardo vem realizando desde a última semana, diariamente, ações de fiscalização, informação e orientação que potencialize os resultados e venha ao encontro da necessidade de frear o contágio na cidade.

Local: Prefeitura Municipal de Rio Pardo