01 JUL 2020
Rio Pardo adota medidas mais rígidas dentro da Bandeira Laranja

A Prefeitura Municipal de Rio Pardo decretou na tarde desta terça-feira (30) medidas ainda mais rígidas no município dentro da classificação de Bandeira Laranja, devido à alta curva de ascensão na propagação do Coronavírus na cidade. O documento assinado pela Prefeita Rosane Rocha, em concordância com o Comitê de Emergência voltado ao combate do COVID-19, entra em vigor a partir de 1º de julho e restringe o funcionamento do comércio, indústria e serviço, conforme as prerrogativas permitidas pelo Estado perante as normas de ações de prevenção ao vírus. Segundo a Prefeita, a medida foi adotada diante do preocupante aumento de casos no município e ao clamor da comunidade. “Estamos buscando medidas mais enérgicas para conter a propagação da doença na cidade e uma delas, foi adotarmos ações ainda mais rigorosas dentro das previstas para bandeira laranja”, declarou. Como estabelecido pelo Governo Estadual, desde o início do plano de distanciamento controlado, os prefeitos podem definir medidas sanitárias mais restritivas do que as determinadas para a área sob uma bandeira específica, com base em fatores pré-determinados.
As tratativas foram feitas em comum acordo entre a Prefeitura e entidades representativas do município, como Brigada Militar, Associação Comercial, Industrial e de Serviços, Vigilância Sanitária, com conhecimento prévio do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros) do Vale do Rio Pardo. Dentre as principais medidas que passarão a ser adotadas, está a redução do horário comercial, assim como o funcionamento com 50% dos colaboradores e acesso reduzido ao interior dos estabelecimentos. O horário passará a ser das 8 às 19 horas para supermercados, padarias, farmácias e demais serviços essenciais, e para o varejo das 9 às 12 horas e das 13horas e 30 minutos às 17 horas, com as mesmas normativas de redução de atendimento e circulação de clientes. Além disto, ficou suspenso o uso de praças para lazer e circulação e a permanência na Praia dos Ingazeiros e Perimetral, exceto para acesso aos restaurantes nos horários permitidos. Nas indústrias locais, também deverá ser adotada a redução do quadro funcional.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Sucila Leipnitz, o município está adotando uma postura de contenção, através de medidas que visam conscientizar a comunidade de que o momento é crucial para tentar estabilizar e reduzir a curva crescente de casos na cidade. “Rio Pardo está seguindo as instruções da Secretaria Estadual de Saúde, onde o risco é calculado de acordo com o cruzamento de 11 indicadores consolidados em dois grandes grupos”, explicou. O primeiro é a propagação, ou seja, a velocidade do avanço, estágio da evolução e incidência de novos casos sobre a população. O outro é a capacidade de atendimento da rede de saúde. O grau de risco é calculado com pesos diferenciados para cada indicador. “O Comitê de Emergência do município adotou estas restrições devido, principalmente, ao acentuado número de óbitos em relação à quantidade de casos positivados”, disse a secretária.
Rio Pardo faz parte da região classificada como R28, que compreende as cidades de Santa Cruz do Sul, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. A classificação de Bandeira na R28 segue até dia 03 de julho, e poderá sofrer alteração com base da média de indicadores da região. “Não há como fazer uma previsão fiel ao que será decidido pelo Governo do Estado em relação ao Vale do Rio Pardo, porém os últimos dados levantados sobre os casos em nossa cidade nos levaram a buscar ações mais próximas da Bandeira Vermelha, pois corre-se o risco de entrarmos nesta clasdificação nos próximos dias”, declarou Sucila.
Tanto representantes da Brigada Militar quanto da ACIS e Vigilância Sanitária relataram a resistência da comunidade às medidas de proteção, principalmente ao uso incorreto de máscara em vias públicas e no interior de estabelecimentos comerciais. “Mesmo com todas as campanhas e ações que estão sendo feitas no município, há uma grande parcela da população que ainda não se conscientizou da seriedade da situação em que nos encontramos. Nosso contágio é comunitário, o que significa que o vírus pode estar em qualquer parte. Se não houver o comprometimento de cada um com sua proteção e a proteção do seu próximo, nenhuma ação será eficaz”, desabafou o Procurador do Município, Hamilton Silveira.
O decreto, que passa a valer pelos próximos 15 dias, a partir desta quarta-feira (1º), dá o prazo de 24 horas para que o comércio e instituições se ajustem às novas normativas estipuladas pelo município.

Bandeiras e protocolos

Conforme o grau de risco em saúde, cada região recebe uma bandeira nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta. O monitoramento é semanal, e a divulgação das bandeiras ocorre nas sextas-feiras, com validade a partir da terça-feira seguinte. Os protocolos obrigatórios devem ser respeitados em todas as bandeiras. Além disso, cada setor econômico tem critérios específicos que variam de acordo com a bandeira.

Classificações:

Amarela – risco médio/baixo. A região encontra-se com alta capacidade do sistema de saúde e baixa propagação da doença.
Laranja – risco médio. Significa que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.
Vermelha – risco alto. A região encontra-se em um dos dois cenários: baixa capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus ou média/alta capacidade do sistema de saúde, porém alta propagação do vírus.
Preta – risco altíssimo. Região encontra-se com baixa capacidade do sistema de saúde e alta propagação do vírus.

Local: Prefeitura Municipal de Rio Pardo