20 JUN 2020
Rio Pardo retorna à bandeira laranja

O Governo do Estado anunciou neste sábado (20), o retorno da região do Vale do Rio Pardo para a bandeira laranja de risco médio dentro do modelo de distanciamento controlado. O período vigente vai de 23 a 29 de junho, recebendo nova classificação a cada semana. A divulgação é feita sempre no sábado para que as prefeituras tenham o prazo de 24 horas para realizar adequações ou colher recursos para solicitar uma nova análise dos dados. O sistema leva em conta indicadores como leitos ocupados por pacientes com a Covid-19 e número de pacientes com o novo coronavírus. Rio Pardo faz parte da região classificada como R28, que compreende as cidades de Santa Cruz do Sul, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Ao falar da região, Leite apontou que os indicadores que apresentaram piora foram as hospitalizações confirmadas para COVID-19 registradas nos últimos 7 dias, que eram 2 e passaram para 8 na última semana, e o número de internados em leitos clínicos que eram 11 e passaram para 20. “Ainda assim com indicadores muito positivos”, disse o governador sobre a região. No entanto a projeção do número de óbitos para a próxima semana é zero.

Ainda neste sábado, mais dois novos casos foram positivados em Rio Pardo, aumentando para 12 o número de infectados. Destes, cinco já estão recuperados, seis estão em isolamento domiciliar e apenas um paciente permanece internado. Oito casos continuam em análise e 282 foram negativados.

A Prefeitura de Rio Pardo, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou no dia 18 de junho o início do contágio comunitário na cidade. A partir do aumento preocupante no número de casos, a Secretaria salienta que a doença ainda está em seu período de ascensão e as formas mais práticas de evitarmos a transmissão é o distanciamento social, uso correto de máscara e uso de álcool em gel nos ambientes com maior circulação de pessoas. É fundamental a conscientização da comunidade para que todos façam a sua parte e sigam as recomendações de prevenção.