16 JUN 2020
Equipe interventora inicia o trabalho no Hospital Regional

Na tarde desta segunda-feira (15), a equipe do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS), esteve no gabinete da vice-prefeita, no exercício do cargo de prefeita de Rio Pardo, Rosane Rocha, para dar início ao trabalho de intervenção junto ao Hospital Regional do Vale do Rio Pardo (HRVRP). Na ocasião, também estiveram presente a Secretária Municipal de Saúde, Sucila Leipnitz e o Procurador do município, Hamilton Silveira, que recepcionaram junto à Rosane, os representantes do IAHCS: o Diretor Sérgio Ruffini, a Diretora Administrativa que estará à frente de todo o trabalho do Instituto no HRVRP, Cláudia Abreu, o advogado André Allgayer, o contador Wanderson Garcia e a Consultora de Enfermagem, Fernanda Menezes Guimarães.

Ruffini falou desta primeira etapa de trabalho, que será firmada entre o município e a empresa interventora indicada pelo Estado. Segundo o Procurador Hamilton, a minuta do contrato enviada ao Dr. André teve seu modelo com base no sucesso alcançado em outros hospitais que também passaram pelo processo de intervenção. O município contrata o uso dos bens móveis e imóveis relacionados ao HRVRP e, na sequência, acontece a contratação dos serviços que serão realizados pelo Estado junto ao Instituto. “Nestes primeiros 60 a 90 dias faremos um levantamento para elaborar o Plano Operativo, onde faremos uma avaliação quantitativa e qualitativa dos serviços oferecidos, pois apesar da auditoria do Estado junto ao HRVRP, é preciso tempo para estar por dentro da situação que a casa de saúde apresenta”, declarou Sérgio. Segundo Ruffini, o trabalho será realizado para dar continuidade ao atendimento, tanto dos rio-pardenses quanto dos 11 municípios o qual o hospital abrange.

Sobre os serviços terceirizados, Sérgio afirmou que estes serão muito bem analisados, pois o intuito é aproveitar a mão de obra rio-pardense. “Só faremos se for estritamente necessário, porque o momento exige transparência. Se darão em casos muito restritos, como a necessidade, custo/benefício e ausência de pessoal local capacitado”, esclareceu Sérgio Ruffini.

Rosane Rocha, que deu as boas-vindas à equipe, pediu que fosse dada a atenção que o Hospital Regional merece, pois a comunidade está fragilizada e espera um resultado positivo ao final desta intervenção. “O Instituto fará o levantamento da capacidade de atendimento dentro de um orçamento real e com a seriedade que a situação merece”.  Segundo ela, em menos de 20 dias à frente da administração municipal, foi preciso muito trabalho e pulso firme para administrar a situação delicada no HRVRP, revelada pela Operação Camilo no município no final de maio.

Após a recepção no gabinete, a Secretária de Saúde, Sucila Leipnitz e o Procurador Hamilton Silveira acompanharam os representantes do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde até o Hospital Regional, onde foram oficialmente apresentados à equipe diretiva da casa de saúde. O encontro foi acompanhado pelo do Ministério Público através de Cristiane Silva de Oliveira, representando a Promotora de Justiça do município, Christine Mendes Ribeiro Grehs.

Ao longo deste período de intervenção destes primeiros  180 dias, o IAHSC terá representantes full time em Rio Pardo, coordenados pela Diretora Administrativa Cláudia Abreu. O objetivo principal, segundo ela, é que a normalidade retorne no menor prazo possível ao processo de gerenciamento do Hospital.

Pagamentos – A Secretária Municipal de Saúde informou que os recursos pertinentes ao município já foram repassados através de depósito judicial, com a autorização prévia da juíza responsável pelo caso, Magali Wickert de Oliveira. “O município só poderá trabalhar dentro da legalidade e com o amparo judicial, onde o cronograma de acertos independe do município devido à complexidade do caso”, finalizou Sucila.

Local: Prefeitura de Rio Pardo