10 JUN 2020
Comando da 3ª Divisão de Exército visita o município

A vice-prefeita de Rio Pardo, no exercício do cargo de prefeita, Rosane Rocha, recebeu em seu gabinete na tarde desta quarta-feira (10) o Ten. Soares, Ten. Kleinpaul e o Sgt. Humberto do Comando da 3ª Divisão de Exército de Santa Maria. A equipe foi acompanhada pela Secretária da Junta de Serviço Militar do município, Silviane Lima e pelo assessor Ederson Fabiano Santos Rodrigues. Segundo o Tenente José Ricardo Pinto Soares, o objetivo da visita foi trazer algumas informações do Comando Maior e verificar o andamento do trabalho no município.

Alistamentos - Os alistamentos para os jovens que completam 18 anos até 31 de dezembro foram prorrogados devido à Pandemia de Covid-19, conforme decreto da Presidência da República. Estes devem ser feitos online através do site https://www.alistamento.eb.mil.br/ até o dia 30 de setembro. Entre os dias 1º e 10 de outubro, os jovens rio-pardenses deverão comparecer à Junta de Serviço Militar, junto ao prédio da Prefeitura de Rio Pardo, para agendar a Inspeção de Saúde.
O coordenador da Seção de Serviço Militar do Ministério da Defesa (MD), Coronel André Buarque, informa que o alistamento pela internet trouxe conforto e economia para todos. "Anteriormente era necessário que os jovens se apresentassem cinco vezes durante o processo de alistamento. Pelo sistema online, passou para duas apresentações", salienta o coordenador.
Em todo Brasil, 90 mil jovens devem ser incorporados às Forças Armadas, sendo 3 mil para a Marinha, 7 mil para a Aeronáutica e 80 mil para o Exército.

E se eu perder o prazo do alistamento?
Os homens que não se alistarem no prazo estarão em débito com o serviço militar, ficando impedidos de prestar concurso público, tirar passaporte, ser matriculado em universidade, entre outras dificuldades, como multa de aproximadamente R$ 4,50, que é corrigida trimestralmente pelo IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial). Até mesmo se o jovem ganhar na Loteria (como a Megasena), não poderá retirar o prêmio.

Local: Prefeitura de Rio Pardo