10 JUN 2020
Intervenção no HRVRP inicia nesta segunda (15)

O Diretor do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS), Dr. Sérgio Ruffini, veio ao município de Rio Pardo na manhã desta segunda-feira (08) para uma visita informal ao Hospital Regional do Vale do Rio Pardo (HRVRP). Ruffini foi recebido pela vice-prefeita, no exercício do cargo de prefeita, Rosane Rocha, pela Secretária Municipal de Saúde, Sucila Leipnitz, pelo Procurador do município, Hamilton Silveira e pela Coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluci Reis.  O IAHCS foi indicado por um grupo formado por profissionais do governo do Estado e do Ministério Público como Interventor do HRVRP pelos próximos 180 dias.

Mesmo sendo uma visita informal, temas importantes sobre o andamento do hospital foram debatidos. Segundo Dr. Ruffini o Plano Operativo precisa ser totalmente refeito para dar agilidade e transparência nas atividades exercidas. “Já nos próximos 2 meses serão feitas reformulações jurídicas e administrativas para que haja continuidade no atendimento, mesmo neste período de transição”, explicou o Diretor.

O início da intervenção junto ao Hospital Regional acontece oficialmente na próxima segunda-feira (15), quando a equipe da IAHCS dará início ao diagnóstico da Unidade de Saúde para apresentar o plano operacional da instituição.

Reunião com a Secretaria Estadual de Saúde

Na manhã de terça-feira (09), a vice-prefeita, no exercício do cargo de prefeita de Rio Pardo, Rosane Rocha, a Secretária Municipal de Saúde, Sucila Leipnitz e o Procurador do município, Hamilton Silveira, estiveram em Porto Alegre, na Secretaria Estadual de Saúde, para avaliar as próximas etapas do processo de trabalho Junto ao Hospital Regional do Vale do Rio Pardo (HRVRP). Estiveram no encontro a Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, juntamente com sua equipe jurídica, o Promotor de Justiça do Estado, João Afonso da Silva Beltrame e, através de vídeo conferência, a Promotora de Justiça de Rio Pardo, Christine Mendes Ribeiro Grehs.

O objetivo da reunião foi elucidar algumas questões que pairam sobre a complexidade do caso envolvendo a Abrassi e a nova etapa de trabalho da empresa que irá intervir no HRVRP, o Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS). Indicado pelo Estado para atuar junto ao hospital, o Instituto inicia seu trabalho na próxima semana com muitos desafios a serem cumpridos. Segundo o Procurador Hamilton, o município irá contratar o uso dos bens móveis e imóveis relacionados ao HRVRPe a contratação dos serviços será feito pelo Estado junto ao Instituto, sem a mediação da prefeitura.

Ao longo deste período de intervenção, a administração municipal pretende trabalhar em uníssono com o interventor e a justiça, para que assim a normalidade retorne ao processo de gerenciamento do Hospital. Os questionamentos ainda serão muitos, porém é fundamental que toda comunidade mantenha a tranquilidade em relação à continuidade dos serviços oferecidos e a seriedade diante dos desafios que estamos enfrentando. “Toda a situação é nova, não apenas para Rio Pardo, mas para o Estado também”, finalizou a Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann.

Pagamentos - Os pagamentos dos funcionários aos terceirizados da Associação Brasileira de Assistência Social (Abrassi) serão realizados nos próximos dias, através de depósito judicial realizado em uma conta liberada com a autorização prévia da juíza responsável pelo caso, Magali Wickert de Oliveira. O município só poderá trabalhar dentro da legalidade e com o amparo judicial, onde o cronograma de acertos dependerá destas permissões. “Os recursos existem, contudo, só poderão ser depositados e repassados com determinação judicial, devido a complexidade do caso”, informou Rosane Rocha.  O objetivo principal é de que nenhum funcionário fique sem receber, pois a saúde é a maior prioridade, mas no momento esta é uma determinação que independe do município.

Local: Prefeitura Municipal de Rio Pardo