29 ABR 2020
TRABALHO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DAS EMEIS

A Coordenação Pedagógica das Escolas Municipais de Educação Infantil é parte integrante do quadro de profissionais da Secretaria Municipal de Educação, é composta por duas professoras nomeadas com especialização em Supervisão Escolar que atuam com diretrizes traçadas em conjunto com o Secretário Municipal de Educação e demais setores que compõe a Secretaria.

O trabalho composto pela equipe visa acompanhar os profissionais da educação infantil, através de orientações e visitas in loco, com propósito de oferecer uma educação de qualidade às crianças do município.

Alguns pontos principais marcam o trabalho das profissionais responsáveis pela Educação Infantil do Município:

-Trabalho humanizado, ouvindo os anseios dos profissionais;

-Mostra de Trabalhos dos alunos (valorizando o trabalho dos alunos e professores);

-Profissional de Educação Física, atuando semanalmente nas Escolas;

-Professores habilitados atuando em todas as turmas como titulares (atendendo a legislação vigente);

- Ampliação de 453 vagas, do ano de 2017 até o presente momento.

-As EMEIs de Rio Pardo atendem hoje 1275 alunos matriculados e conta com 117 vagas (algumas faixas etárias) distribuídas em nossos Educandários.

-Reformas e Manutenção dos Prédios das Escolas, como cercamento, pinturas, reformas de telhados, rede elétrica...;

-Troca de prédios das EMEIS Zé Carioca, Algodão Doce e Doce Infância:

• EMEI Zé Carioca: Funcionava nos fundos de uma escola estadual, não garantindo sua autonomia e um ambiente apropriado para Educação Infantil.
  • EMEI Algodão Doce: Funcionava nos fundos de uma Galeria, sem acesso direto com a rua colocando em risco a segurança da comunidade escolar, como também espaços inadequados para educação infantil. A troca para um ambiente amplo e projetado para a Educação Infantil possibilitou um considerável aumento na matricula deste educandário.
  • EMEI Doce Infância: Funcionava em uma parte das dependências do antigo Seminário Jesus Maria José, alvo de constantes roubos e circulação de profissionais que trabalhavam no restante do prédio. A fim de garantir a segurança e o atendimento de qualidade, foi pensado um espaço planejado e adaptado para a educação infantil.

-Regulamentação de Instituições que funcionavam como anexos, criando então a EMEI Cantinho Feliz e EMEI Doce Infância.

-Garantia de uma Merenda de qualidade, servindo 6 refeições diárias, com acompanhamento de nutricionista;

-Construção do Documento Orientador Municipal (DOM)

-Reformulação de Regimentos e Projetos Políticos Pedagógicos das Instituições;

-Implantação do cargo de Coordenadoras Pedagógicas Escolares, dando suporte pedagógico semanal nas escolas;

-Encontros quinzenais com gestores escolares;

-Encontro de Formações Continuadas, garantindo suporte e qualidade do trabalho desenvolvido.