11 NOV 2019
MEIO AMBIENTE
1ª GINCANA MUNICIPAL DA COLETA SELETIVA DE RIO PARDO CHEGA AO SEU FINAL COM EXCELENTES RESULTADOS

Ocorreu na última sexta-feira (08), a Cerimônia de Premiação e Encerramento da 1ª Gincana Municipal da Coleta Seletiva de Rio Pardo, realizada em parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Secretaria do Interior, Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Pardo – COCAMARP, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, e Ministério Público Estadual.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac, do Passo da Areia sagrou-se campeã da disputa, seguida da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Rodolfo Iserhard, do Morro das Pedras, e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Alcides Cunha, do Max Bruhns. Cada escola recebeu um Notebook, uma Impressora e um contêiner coletor, além de terem sido entregues 800 medalhas para toso os alunos matriculados nas escolas inscritas. As três primeiras escolas classificadas também receberam troféus.

A classificação final da 1ª Gincana Municipal da Coleta Seletiva de Rio Pardo, que foi obtida através da divisão da quantidade de pontos obtidos até a última coleta pelo número de alunos de cada escola, teve os seguintes resultados:

1º - E.M.E.F. Olavo Bilac, do Passo da Areia – 138 pontos;
2º - E.M.E.F. Vereador Rodolfo Iserhard, do Morro das Pedras – 132 pontos;
3º - E.M.E.F. Manoel Alcides Cunha, do Max Bruhns – 23 pontos;
4º - E.M.E.F. João Maria Correa, do Cabral – 12 pontos;
5º - E.M.E.F. Casemiro de Abreu, do Albardão – 9 pontos;
6º - E.M.E.F. Antônio Olinto Meurer, do Bairro Pinheiros – 4 pontos.

Na ocasião, também houve a escolha, a partir de votação dos jurados, do Mascote Oficial da Coleta Seletiva de Rio Pardo do ano de 2020, que estará representando a Coleta Seletiva em eventos promovidos ou com a participação do Município, sendo escolhido o mascote "Senhor Sucata" da E.M.E.F. Casemiro de Abreu, do Albardão.

No total, as escolas participantes da 1ª Gincana Municipal da Coleta Seletiva de Rio Pardo, coletaram 5.185 quilos de papel/papelão, 2.417 quilos de plásticos, e 16.275 quilos de metais, resultando em 23.877 quilos de materiais recicláveis retirados do meio ambiente e destinados para a COCAMARP.

Além da Comissão Organizadora e Escolas inscritas, participaram da Cerimônia de Encerramento e Premiação da 1ª Gincana Municipal da Coleta Seletiva de Rio Pardo, o Prefeito de Rio Pardo, Rafael Reis Barros, a Primeira Dama, Paula Camila Cabral da Fontoura, a Vice-Prefeita de Rio Pardo, Rosane Luiza Vaz Rocha, a Promotora de Justiça da Comarca de Rio Pardo, Dra. Christine Mendes Ribeiro Grehs, o Professor da UNISC, Jorge André Ribas Moraes, o Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Vladimir Panta, a Secretária de Educação, Michelle Borges Zawadski, o Secretário de Administração, Pedro Paniche, o Secretário de Saúde, Augusto Pelegrine, o Secretário de Turismo e Cultura, Julio Silva, a Coordenadora Geral da COCAMARP, Nildete Santos, o Secretário Adjunto da Secretaria do Interior, Antonio Augusto de Barros Bastos, a Coordenadora de Projetos da Secretaria de Educação, Márcia Valéria da Silveira Silva, e o Assessor Técnico da Secretaria do Meio Ambiente, Vicente Goulart.

A Comissão Organizadora agradece todas as escolas participantes e os parceiros que colaboraram para que a Gincana fosse um grande sucesso, parabeniza os alunos pelos resultados alcançados, enaltece a promoção da educação ambiental, além de valorizar o aumento significativo do recolhimento de materiais recicláveis pela COCAMARP, que resulta em incremento de renda de seus colaboradores. Agradecemos também ao Assessor Técnico da Secretaria de Turismo e Cultura, Neco Machado, por ter nos agraciado com uma belíssima apresentação musical durante a Cerimônia de Encerramento e Premiação.