23 AGO 2019
RIO PARDO RECEBE CENTELHA DO FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA

Ocorreu na tarde da última quinta-feira (22), a Cerimônia da chegada da Centelha do Fogo Simbólico da Pátria, no 2º BPM, conduzida pelo Sargento Pedro da Silveira Ramos, acompanhado do grupo de Escoteiros Itacolomi e da Banda Marcial Fortaleza.

Na ocasião, a Secretária Municipal de Educação, Michelle Zawadski recebeu a Centelha do Fogo Simbólico da Pátria junto ao Sargento Ramos, que recebeu uma homenagem pela dedicação prestada nestes 50 anos de voluntariado e exemplo de patriotismo.

O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1938, como ideia de um grupo de patriotistas do Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do povo brasileiro. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início a evolução do homem, desde então, todos os anos, por ocasião das comemorações da independência, realiza-se a cerimônia do Fogo Simbólico, como ato de abertura da semana da Pátria, prestando um culto à Pátria e procurando manter viva no povo brasileiro e, principalmente nos jovens, a chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade.

A partir da significativa escolha, aqueles patriotas imaginaram uma corrida de revezamento que percorresse todo o território da Pátria, significando a união dos brasileiros. Em função talvez do determinismo dos caminhos da História, nesse grupo de patriotas havia integrantes da direção da Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, e a entidade criada por Olavo Bilac apresentou-se naturalmente para organizar o portentoso evento.

Em 1938, foi realizada pela primeira vez a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, num percurso de 26 quilômetros entre as cidades gaúchas de Viamão e Porto Alegre.

Em 1939, a Corrida do Fogo Simbólico, iniciou em Rio Pardo e se espalhou pelo Brasil. De lá para cá nosso município está presente em todas as Corridas do Fogo Simbólico.

Todos os anos a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, difunde temas de interesse nacional e da sociedade, uma vez que o fogo também representa o saber e o conhecimento. É de vital importância, pois, resgata o senso cívico e o orgulho de ser brasileiro. O civismo não se restringe apenas a solenidades e saudações de símbolos nacionais. É também uma questão de atitude na defesa de valores e práticas para o bem comum e para a educação. Este ano os homenageados da Semana da Pátria são:

Homenagem ao Nível Nacional: Bandeira do Brasil;

Homenagem ao Nível Estadual: Parque Histórico Marechal Manoel Luís Osório;

Homenagem ao Nível Municipal: 67 anos da Banda Marcial Fortaleza e 15 anos de sua reativação;