12/08/2019 às 09:44:00
RIO PARDO COMEMORA 80 ANOS DE RECEBIMENTO DA CENTELHA DO FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA

Acontecerá no próximo dia 22 de agosto, às 16h20min, junto às dependências do 2º Batalhão de Polícia Militar, ato cívico  referente à chegada da Centelha do Fogo Simbólico da Pátria em nosso município.

Este ano, Rio Pardo comemora 80 anos de recebimento da Centelha, que acontece no município desde o ano de 1939, sendo um dos mais antigos municípios que fazem parte da Corrida Anual do Fogo Simbólico.

O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1938, como ideia de um grupo de patriotistas do Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do povo brasileiro. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início a evolução do homem. Desde então, todos os anos, por ocasião das comemorações da independência, realiza-se a cerimônia do Fogo Simbólico, como ato de abertura da semana da Pátria, prestando um culto à Pátria e procurando manter viva no povo brasileiro e, principalmente nos jovens, a chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade.

Todos os anos a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, difunde temas de interesse nacional e da sociedade, uma vez que o fogo também representa o saber e o conhecimento. É de vital importância, pois resgata o senso cívico e o orgulho de ser brasileiro. O civismo não se restringe apenas a solenidades e saudações de símbolos nacionais. É também uma questão de atitude na defesa de valores e práticas para o bem comum e para a educação. Este ano os homenageados da Semana da Pátria são:

• Homenagem a Nível Nacional: Bandeira do Brasil;
    • Homenagem a Nível Estadual: Parque Histórico Marechal Manoel Luís Osório;
    • Homenagem a Nível Municipal: 67 anos da Banda Marcial Fortaleza, da Escola Estadual de Ensino Médio Fortaleza e os 15 anos de sua reativação.

A Prefeitura Municipal de Rio Pardo, através da Secretaria Municipal de Educação, convida toda a comunidade rio-pardense para participar deste importante ato cívico, que também terá a presença de autoridades, comunidade, escolas e demais entidades do município. Também haverá a participação da Banda Marcial Fortaleza e do Grupo de Escoteiros Itacolomi.

O Fogo Simbólico da Pátria permanecerá no 2º BPM até o dia 02 de setembro, dia da Abertura Oficial da Semana Cívica do Município, que ocorrerá em frente à Prefeitura Municipal, através de ato cívico, a partir das 9h, cuja programação será divulgada posteriormente.  Entre os dias 2  e  6 de setembro, a  Guarda do Fogo Simbólico será realizada pelas Escolas municipais e estaduais do município, programas sociais e demais entidades, com a realização de atos cívicos todos os dias, em frente à prefeitura,  com o hasteamento das bandeiras às 8h  e o arriamento às 17h.

A culminância das atividades, acontecerá no dia 7 de setembro, às 9h, com a tradicional Caminhada Cívica, que envolverá mais de 50 entidades e contará com a participação de diversas bandas marciais.