18 ABR 2019
TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE A VACINAÇÃO

Como as vacinas funcionam?
A vacina estimula o corpo a se defender contra os organismos (vírus e bactérias) que provocam doenças. É uma das formas mais importantes de prevenção.

Existem riscos nas vacinas?
“As vacinas são muito seguras. A maioria das reações são geralmente pequenas e temporárias, como o braço dolorido ou uma febre ligeira. Eventos graves de saúde são extremamente raros e cuidadosamente monitorados e investigados. É muito mais provável que uma pessoa adoeça gravemente por uma enfermidade evitável pela vacina, do que pela própria vacina” destaca o Ministério da Saúde.

Como vacinar?
Procure uma sala de vacinas nas Unidades de Saúde mais próxima da sua casa, com a carteira de vacinação em mãos, esse documento é muito importante pois ele comprova as doses que você já tomou.

A Secretaria Municipal de Saúde está empenhada para atender o público alvo, desenvolvendo ações extramuros, tais como vacinação nas Escolas Municipais de Educação Infantil, com prévio agendamento e com a presença dos pais ou responsáveis, Instituições de Longa Permanência (asilo e geriatrias), no Hospital Regional do Vale do Rio Pardo, para vacinar os trabalhadores em saúde. Em parceria com os Bancos Caixa Econômica Federal e Banrisul, atenderemos nos dias 25, 26, 29 e 30 de abril. A Enfermeira Claudia, responsável pela Campanha de Vacinação contra a Influenza, informa também que estão sendo realizadas as vacinas no domicílio para aquelas pessoas acamadas, impossibilitadas de ir até a Unidade de Saúde.

No dia de mobilização Nacional haverá vacinação no saguão dos Supermercados IMEC, Lar São Vicente de Paula, para a comunidade, além das Unidades de saúde.