20 FEV 2019
PREFEITO RAFAEL BARROS OFERECE ALTERNATIVA AO ESTADO PARA MUDANÇA DO PRESÍDIO ESTADUAL DE RIO PARDO

Em recente audiência com o Senhor Mario Santa Maria Junior, Superintendente da SUSEP, o Prefeito Rafael Barros registrou a preocupação sobre a localização do Presídio Estadual de Rio Pardo. Na oportunidade o Prefeito registrou ao Superintendente as péssimas condições da edificação, a qual não oferece uma regular capacidade de retenção dos detentos. A situação das instalações coloca em risco iminente toda a população rio-pardense, pois as fugas de detentos têm se apresentado de forma recorrente.

A construção de um novo prédio pelo Estado esbarra na situação financeira. O Prefeito Rafael Barros se mostrou preocupado com as condições do atual presídio o qual funciona no local desde a fundação do município. Para equacionar de vez a questão do presídio Rafael ofereceu um imóvel de propriedade do Município, com área de cerca de meio hectare, com um pavilhão envolvendo aproximadamente 1.650,00m2, localizado no bairro Ramiz Galvão.

Em decorrência desta alternativa, na manhã de terça-feira desta semana, o Prefeito Rafael Barros recebeu a visita do Delegado Regional da SUSEPE, Senhor Andreo Camargo, acompanhado da Delegada Adjunta, Dra. Samantha Longo, que acompanhados de uma equipe de engenharia do Estado, promoveram uma vistoria e levantamentos preliminares do imóvel indicado, com a finalidade de promover os devidos estudos.

A ideia de retirada do presídio estadual do centro da cidade recebeu o apoio formal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subsecção de Rio Pardo, da Excelentíssima Dra. Inês Morsch, Juíza da Vara de Execução Criminal Regional, com sede em Santa Cruz do Sul e manifestação verbal por parte do Judiciário e do Ministério Público da Comarca de Rio Pardo, onde ficou registrado que as instalações do atual Presídio Estadual de Rio Pardo são impróprias e inadequadas à finalidade.

Em sua manifestação formalizada, a Juíza da Vara de Execução Criminal ventilou, caso se concretize a troca de local do Presídio Estadual, tentar viabilizar recursos financeiros para que se faça a recuperação da estrutura de madeira e do telhado do prédio pertencente a Câmara Municipal, que é arrolado como de inestimável valor histórico e cultural, que é fronteiro as celas do Presidio local. Nesse prédio foi instalada a primeira Câmara de Vereadores de Rio Pardo.

Atualmente o prédio está fechado e sem condições de habitabilidade, em razão do comprometimento de sua cobertura que ameaça ruir. A proposta apresentada pelo Prefeito Rafael Barros foi bem recepcionada pelo Senhor Superintendente da SUSEPE, que registrou o ato como uma convergência de esforços de todos os segmentos no sentido de assegurar segurança e tranquilidade à população rio-pardense. A equipe de engenharia do Estado está promovendo um minucioso estudo sobre as intervenções necessárias a serem realizadas no prédio como forma de propiciar total segurança ao prédio oferecido, como forma de evitar a fuga de detentos.

O Prefeito aguarda para os próximos dias a manifestação oficial do Estado para que possa dar o prosseguimento às formalidades legais de consolidação da transferência do imóvel ao domínio do Estado.