20 MAR 2019
ESCOLAS MUNICIPAIS RECEBEM DESTAQUE NO PROJETO VERDE É VIDA

Ocorreu na sexta-feira (15), em Vera Cruz, a 1ª Reunião Pedagógica de 2019 do Projeto Verde é Vida. Na ocasião, três escolas da Rede Municipal receberam a premiação de Escola Destaque referente às ações desenvolvidas durante o ano de 2018: EMEFs Olavo Bilac, João Maria Corrêa e Casemiro de Abreu.

O Projeto Verde é Vida é desenvolvido em quatro escolas de ensino fundamental - Anos Finais, da Rede Municipal em parceria com a Afubra, e o objetivo é desenvolver a educação socioambiental, visando a preservação do ambiente, educação no meio rural, sustentabilidade, diversificação e a valorização dos agricultores.

Recebe Destaque a escola que executa um projeto durante o ano letivo no qual a participação da comunidade é fundamental, que participa das Mostras Científicas com projetos de pesquisa científica, que coleta sementes de árvores nativas do Bioma Pampa e da Mata Atlântica, que faz a coleta de óleo saturado e que envia relatórios das atividades à Coordenação do Projeto.

Segundo a Coordenadora Municipal do Projeto, Márcia Valéria Silva, as Escolas da Rede Municipal vêm se apropriando do Projeto a cada ano, em 2017 a EMEF Olavo Bilac havia conquistado o destaque, já em 2018 foram três escolas. Isso mostra que as equipes diretivas, os professores e os alunos estão empenhados em desenvolver ações voltadas à preservação do meio ambiente e principalmente a práticas de valorização do meio rural onde as escolas estão inseridas.

Márcia ainda destaque a importância dos temas propostos pelo Projeto para serem trabalhados nas escolas. “O tema de 2018 foi ‘Família’, este não foi esgotado, porque sabemos que a família é a base de uma boa educação, por isso ela precisa ser enfocada sempre. Este ano o tema é ‘Juventude: uma ação social’, outro tema relevante visto que os jovens precisam perceber a importância deles como agentes transformadores na sociedade.”

A Secretária Municipal da Educação, Michelle Borges Zawadski, ressalta que a parceria com a Afubra e o Projeto Verde é Vida está garantida, porque a gestão do Prefeito Rafael Barros acredita no papel da educação para a construção de um mundo melhor.

No dia 15 de abril, no Parque da Expoagro Afubra, cada uma das três escolas receberá um cheque com o valor correspondente ao óleo saturado recolhido nas suas comunidades.