22 NOV 2018
PREFEITURA REALIZA FEIRA DA SAÚDE EM RINCÃO DEL REY

Nesta quarta-feira (21), foi realizada a Feira de Saúde na comunidade do Rincão Del Rey, no Centro Comunitário Católico. O evento foi organizado pela Vigilância Sanitária e Unidade de Saúde Rural – PSR Rincão Del Rey, para os estudantes da EEEF Barão do Triunfo (1º ao 9º ano) e EMEI Favo de Mel.

A Feira de Saúde abordou a importância da prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, através da eliminação de focos e água parada. Os alunos realizaram uma atividade prática no cemitério local, instruídos pelas ACS e ACE e também aprenderam sobre o ciclo de vida do Aedes.

Durante a manhã, houve um desfile do mosquito Aedes por Rincão Del Rey para chamar a comunidade para as atividades. Ao longo da tarde, ocorreu a apresentação da fotonovela “Batalha: Agentes x Aedes, da orientação à conscientização”, sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue.

A Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC esteve presente no evento representada pelos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, Caroline Freitas, Rosane Jordan e Marcos H. Schoeder. Na ocasião, foi destacada a importância dos cuidados com os animais peçonhentos, venenosos e potencialmente perigosos, assim como a importância dos mesmos para o ecossistema da região. Foram apresentados alguns animais da coleção didática do laboratório de zoologia da Universidade com o objetivo de abordar de forma prática a prevenção de acidentes.

A equipe da Atenção Básica - composta por profissionais da saúde de diferentes áreas do conhecimento - trouxe para a feira a discussão de temas como saúde bucal e alimentação saudável através de um teatro de promoção da saúde. A atividade foi criada para desenvolver as atividades do Programa Saúde na Escola – PSE em Rio Pardo.

A articulação entre escola e rede básica de saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e tem como objetivo contribuir para a formação dos estudantes através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.