31 JUL 2018
TRABALHO, CIDADANIA E ASSISTÊNCIA
Quilombo Rincão dos Negros é Homenageado Pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Pardo

O XXVI Seminário de Língua Portuguesa e Literatura Rio-Grandense e XXII Fórum de Educação, realizado pela Secretaria Municipal de Educação  homenageou em 2018 a Comunidade Quilombola Rincão dos Negros e as duas Igrejas: Capela Bela Cruz e Igreja da Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

O Rincão dos Negros fica localizado no Interior de Rio Pardo, na localidade de Arroio das Pedras, é uma comunidade quilombola reconhecida Pela Fundação Palmares e destaca-se no cenário cultural, através da relevante história deste povo. No local formou-se no final do século XVIII um Quilombo, sendo sua origem a doação de terras que a Fazendeira Jacinta Souza  doou aos seus 87 escravos alforriados, formando o então Rincão dos Negros. Desde essa época a comunidade vem seguindo as tradições católicas, de uma comunidade quilombola, que preza pelas origens e se orgulha de sua ancestralidade. Atualmente a comunidade é formada por 40 famílias de pequenos agricultores. Esta é a única comunidade Quilombola do Brasil que tem duas Igrejas da mesma Padroeira, porém separadas, a dos Brancos e a dos Pretos.

O Seminário de Língua Portuguesa deste ano homenageou esta importante história, e, participaram do evento as comunidades quilombolas de Rincão dos Negros e de Cruz Alta. Como palestrante foi convidado o Sr. José Roberto Moreira da Silva o Betinho Moreira, Líder do Movimento Negro de Rio Pardo que contou a história da Comunidade do Rincão. Na ocasião, o depoimento do Presidente do Quilombo Sr. Adair Davi, e a apresentação da Dança do Quicumbi, realizada pelos Quilombolas, emocionaram o público presente com esta manifestação cultural, um misto de oração, com dança e lamento que os ex-escravos do Rincão deixaram como herança. Os representantes quilombolas foram aplaudidos de pé, ficando satisfeitos pelo respeito e reconhecimento do Poder Público bem como de todos os presentes.

A Comunidade Quilombola do rincão dos Negros se colocou à disposição de todos para visitação e contação de histórias, sendo que os dirigentes do quilombo desejam tornar a Comunidade uma rota turística, aberta para visitação e realização de eventos durante todo ano. Agradeceram à Prefeitura Municipal de Rio Pardo pelo apoio, à Secretaria de Educação pela lembrança e importância dada aos quilombolas, à Secretaria de Cultura e Turismo pela estrutura recepção de alto nível oferecida a este povo e, pela revitalização do figurino do Grupo de Dança Quicumbi. Consideram ainda, a Secretaria Municipal do Trabalho Cidadania e Assistência Social de Rio Pardo, que apoia a Comunidade Quilombola, através da equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, e, durante toda preparação  deste evento, colocam sentirem-se acolhidos e muito felizes.