23 MAI 2018
CAPACITAÇÃO PARA COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Durante o dia 22 de maio, foi ministrado no salão de eventos do Hospital Regional do vale do Rio Pardo o curso para os Agentes de Saúde e de Endemias das cidades de Rio Pardo e Pantano Grande.

O curso foi formulado em módulos e, disponibilizado para os Agentes de Saúde e Agentes de Endemias, de forma a capacitá-los para identificar, rastrear e diagnosticar o risco de infestação pelo mosquito Aedes.

O evento contou com a participação maciça dos agentes, participação da Coordenadora Regional da Atenção Básica Marta Muller, Coordenador da Vigilância em saúde  da 13ª Coordenadoria de Saúde, o curso iniciou pelo nosso município na região dos vales.

Os módulos trabalhados foram os seguintes:

01- Biologia e Ecologia do Aedes

02- Vigilâncias Entológica e controle vetorial

03- Atividades Prática  de Campo

04- Atividades de dispersão

Atividade de campo (16 horas de projeto de atividade).

O curso, em Rio Pardo, foi ministrado por Carlos Francisco Ferreira, Agente de Campo com 30 anos de formação, Jair Martins  e as professoras Biólogas Carol e Lucia, todos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde  (CEVs).

As três esferas de governo: estado, município e governo federal mobilizaram-se, para a realização deste curso para o enfrentamento do mosquito, que já apresenta infestação em mais de 70% do RS. Considerando-se ainda a relevância desta ação, cabe ressaltar que na região de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Pantano Grande foi encontrada a presença do vetor, e recentemente tivemos um caso de dengue importado do nordeste de nosso estado.