05 ABR 2018
EDUCAÇÃO
 1ª Caminhada de Conscientização das Crianças com Autismo foi promovida pelo CAMEE

O Governo Municipal, em ação com a Secretaria da Educação, através Centro de Atendimento Municipal Educacional Especializado (CAMEE) promoveu, no dia 02 de abril, a “1ª Caminhada de Conscientização das Crianças com Autismo”

O evento teve o objetivo de conscientizar a população quanto a importância de compreender este transtorno. Esta conscientização dá-se em relação aos direitos sociais das crianças com autismo, garantidos pela Constituição Federal: a não discriminação, respeito, direito de igualdade, atendimento educacional especializado, garantindo a inclusão, o pleno desenvolvimento como pessoa, preparando-as para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

Importante ressaltar que estudos recentes revelam, que o índice de crianças nascidas com transtorno do espectro autista vem aumentando cada vez mais e, pretendemos unir forças, com todas as esferas para melhor atender estas famílias, auxiliando os pais, dando suporte com terapias psicológicas e prestando atendimento às crianças com profissionais especializados.

O CAMEE foi inaugurado no dia 15 de agosto de 2011 e, desde esta data busca superar a perspectiva do processo educacional levando a inclusão escolar, primando pela educação inclusiva, através da organização de espaços educacionais, que auxiliem o desenvolvimento dos alunos com deficiência, em turno inverso ao da escola regular.

O Centro de Atendimento Municipal Educacional Especializado atende alunos matriculados na rede municipal de ensino (cerca de 160 alunos), contando com profissionais habilitados no atendimento educacional especializado nas áreas de deficiência visual, auditiva, intelectual e Transtornos Globais do Desenvolvimento. O Centro conta com atendimento técnico tendo 3 psicólogos, 1 fonoaudiólogo e, 1 psicopedagoga, com avaliações e encaminhamentos médicos.