06 JUN 2018
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – CONAE 2018

Acontecerá na cidade de Rio Pardo, no dia 07 de junho de 2018, no Centro Regional de Cultura, das 8h30min às 12h e das 13h15min às 16h30min, a Etapa Municipal da 3º Conferência Nacional de Educação – CONAE.

Coordenada pelo Fórum Municipal de Educação – FME, instituído pelo Decreto Municipal Nº 050, de 07 de julho de 2017, e pela Secretaria Municipal de Educação- SME, cuja composição abrange representantes de diversos segmentos da sociedade, a Etapa Municipal é preparatória para a 3ª CONAE/2018, a qual terá como tema principal “A consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação- PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.”

Em consonância com a Etapa Nacional, durante a Etapa Municipal da 3ª CONAE/2018, serão debatidos oito eixos temáticos:

• – O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;
  • – Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação

das políticas educacionais;

• – Planos decenais, SNE e gestão democrática:

participação popular e controle social;

• – Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão;
  • – Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;
  • – Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;
  • – Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; e
  • – Planos decenais, SNE e financiamento da educação:

gestão, transparência e controle social.

É de extrema importância a participação da comunidade escolar e demais segmentos da sociedade no debate do PNE – Plano Nacional de Educação, como epicentro das políticas educacionais.

Nesse sentido, quinta-feira (07/06) será um momento para setores educacionais, sociedade civil, agentes públicos, estudantes, pais, professores e entidades de classe realizarem o debate do Documento-Referência da 3ª CONAE/2018 e elegerem delegados que representarão o Município de Rio Pardo na CONAE Estadual.