28 MAR 2017
Rua da Ladeira e sua história

Uma rua famosa do Rio Grande

A Rua Júlio de Castilhos é uma das primeiras vias pavimentadas no Rio Grande do Sul.

Inicialmente chamada de Rua Direita, foi sucessivamente chamada Rua do Imperador e Silveira Martins, atualmente Júlio de Castilhos.

A pavimentação foi executada por escravos, no ano de 1813, com pedras retiradas do rio Jacuí. A rua foi idealizada conforme a Via Appia Romana, com escoamento de águas fluviais pelo centro. Em suas esquinas, há frades de pedra, que eram utilizados para amarrar cavalos.

A Rua da Ladeira, como também é chamada, serviu para ligar o alto da Fortaleza, onde nasceu a cidade, com a parte propriamente residencial, pois a zona comercial ficava quase toda nas proximidades da praia e ruas vizinhas a ela. Seu calçamento também facilitava a subida das cargas chegadas pelo Rio Pardo ao centro da cidade.

No ano de 1954 foi tombada como patrimônio histórico nacional, sendo que, o tombamento abrange o trecho situado entre a esquina da Rua Andrade Neves e a Praça da Matriz.

Andar por esta rua é como viajar para o período do Brasil colonial, sentindo a emoção de voltar na história do Brasil.

Texto: Renatta Meister

Fonte: LAYTANO, Dante. Guia Histórico de Rio Pardo. 2ª edição. Porto Alegre, 1979.

IMAGENS HISTÓRICAS DA RUA DA LADEIRA